X

Cotidiano

Cubatão recolhe quase 5 toneladas de detritos do Rio Casqueiro

O mutirão ao longo da Avenida Beira Mar ocorreu pela manhã. Cerca de cem pessoas participaram da ação ambiental

Da Reportagem

Publicado em 25/09/2019 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Voluntários se unem em ação ambiental / Divulgação/PMC

No Dia Mundial da Limpeza, no último sábado (21), voluntários e funcionários da Prefeitura recolheram quase 5 toneladas de detritos das margens do Rio Casqueiro, em Cubatão.

O secretário de Meio Ambiente, Hallan Clemente, informou que foram coletadas 4 toneladas de restos de madeira, 600 quilos de plástico e 40 quilos de vidro, dentre outros detritos lançados irregularmente nas águas. O mutirão ao longo da Avenida Beira Mar ocorreu pela manhã.

Cerca de cem pessoas participaram da ação ambiental. "Apenas da Escola Técnica Federal de Cubatão contamos com o auxílio de 47 alunos e colaboradores", apontou o secretário.

A ação teve também o apoio da Sabesp, Comgás, Associação Beneficente de Catadores de Material Reciclável da Baixada Santista (ABC-Marbas), Projeto Limpa Rios, Associação de Moradores da Ilha Caraguatá e de integrantes da ONGs EcoPhalt e Nudaer.

Vale lembrar que os detritos geralmente são lançados no rio por moradores de municípios vizinhos. Em razão da força da maré, o lixo cruza o rio, causando transtornos aos residentes no Jardim Casqueiro.

O material que pode ser reciclado foi encaminhado para o Galpão de Reciclagem – Unidade Municipal de Triagem, localizado na Rua Tenente Coronel Geraldo Aparecido Correa, s/nº, Sítio Cafezal, onde atua a cooperativa ABC Marbas.

Mundo – O Instituto Limpa Brasil é o responsável por organizar e coordenar as ações em território nacional. Mas o movimento surgiu na Estônia, país localizado no norte da Europa, em 2008. Naquele ano, 50 mil pessoas se uniram para limpar o país em apenas cinco horas. Atualmente 157 países e territórios participam dessa ação ambiental.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter