Lançamento ocorreu nesta sexta-feira (5), durante a abertura do Guará Fest, no Píer do Casqueiro / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
Cubatão deu mais um passo de protagonismo na Agenda 2030 da ONU. A cidade se tornou a primeira da Região a aderir ao ODS 19, voltado para arte, cultura e comunicação, iniciativa que amplia o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (5), durante a abertura do Guará Fest, no Píer do Casqueiro, reunindo autoridades, artistas e representantes da sociedade civil.
Continua depois da publicidade
O novo ODS busca garantir a diversidade cultural, a democratização da arte e uma comunicação inclusiva, reconhecendo os movimentos artísticos como indutores de uma cultura de paz, diversidade e sustentabilidade.
O termo de adesão foi assinado pelo prefeito César Nascimento, pela vice-prefeita Andrea Castro, pelo secretário de Cultura Omar Bermedo, pelo secretário de Comunicação Cláudio Barazal e pela coordenadora da Agenda 2030 em Cubatão, Sandra Godoy.
Continua depois da publicidade
“É uma alegria avançar com a Agenda 2030 em nossa cidade, reforçando que sustentabilidade, paz e crescimento são pilares para nós”, destacou o prefeito.
Cubatão aposta na COP 30 para mostrar que virou modelo de recuperação ambiental
Andrea Castro lembrou que, no fim do ano passado, Cubatão já havia se tornado pioneira ao aderir ao ODS 18, voltado à promoção da igualdade étnico-racial.
Continua depois da publicidade
“Mais uma vez, somos pioneiros, agora com a adesão ao ODS da Arte, da Cultura e da Comunicação”, disse a vice-prefeita, ressaltando o papel da Comissão Municipal da Agenda 2030, formada por representantes do poder público e da sociedade civil.
Para Sandra Godoy, a adesão fortalece o senso de pertencimento e projeta Cubatão para o futuro. “É um ganho significativo que preserva as raízes do povo cubatense, mas também fomenta a inovação e a atividade econômica, servindo de diretriz para políticas públicas”, destacou.
O evento contou ainda com a participação da primeira-dama Janaína Lopes, de secretários municipais e vereadores, além de representantes da classe artística, como o ator Lourimar Vieira, do Teatro do Kaos.
Continua depois da publicidade
Com a adesão ao ODS 19, Cubatão reforça seu papel como referência regional em sustentabilidade e inovação social, colocando a cultura como peça-chave no desenvolvimento sustentável.