Cotidiano

Cubatão: programas habitacionais garantem inclusão e bem-estar de animais de estimação

A iniciativa é desenvolvida em conjunto pelas secretarias de Habitação (Sehab), Saúde (SMS), por meio do Serviço de Zoonoses, e Meio Ambiente, Mudança Climática e Bem-Estar Animal (Semam-SCBem)

Igor de Paiva

Publicado em 13/10/2025 às 22:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Durante todos os processos para um novo lar, todos animais identificados junto às famílias são cadastrados e recebem microchip. Além disso, o Serviço de Controle de Zoonoses aplica vacina contra raiva e vermífugo / Divulgação

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de assegurar o bem-estar dos animais de estimação e manter sua convivência com os tutores durante a remoção de famílias atendidas por programas habitacionais, a Prefeitura de Cubatão promove uma série de ações integradas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa é desenvolvida em conjunto pelas secretarias de Habitação (Sehab), Saúde (SMS), por meio do Serviço de Zoonoses, e Meio Ambiente, Mudança Climática e Bem-Estar Animal (Semam-SCBem).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Governo proíbe vitrines com animais e impõe novas regras em shoppings

• Projeto pioneiro de terapias assistidas por animais inicia nova fase no Litoral de SP

Aproveite e leia que o governo proíbe vitrines com animais e impõe novas regras em shoppings.    

Durante todos os processos para um novo lar, todos animais identificados junto às famílias são cadastrados e recebem microchip. Além disso, o Serviço de Controle de Zoonoses aplica vacina contra raiva e vermífugo.

Continua depois da publicidade

 “Nós entendemos que hoje os animais são como parte da família. E o bem-estar deles é uma de nossas prioridades. Isso garante não apenas a integridade dos pets, mas também a tranquilidade de seus tutores, assegurando que esses laços afetivos não sejam rompidos em um momento de transição tão importante”, declara a diretora do Departamento de Desenvolvimento Comunitário, Lucimeire Mendonça.

A demanda também influencia o desenho dos atuais projetos. O Cubatão W/Z, no Jardim São Francisco, por exemplo, vai receber as famílias da Mantiqueira e conta com varanda nos apartamentos, além de áreas comuns que incluem espaço pet.

A iniciativa prevê ainda o transporte dos animais no contrato de mudança, desmistificando a ideia de que os moradores devem deixar para trás seus animais. De acordo com os dados da Sehab, foram cadastrados 28 cachorros, 29 gatos e identificados também três pássaros.

Continua depois da publicidade

Na próxima terça-feira (14), a Prefeitura promove no núcleo Mantiqueira ação de posse responsável, a partir das 10h, com vacinação, vermifugação, microchipagem e cadastro no SinPatinhas. A plataforma é o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, do Governo Federal, que utiliza o número do chip para registrar os dados do animal, coibindo casos de abandono e facilitando a identificação em caso de perda.

Vale destacar também que a Semam já promoveu palestras com os moradores da Mantiqueira sobre guarda responsável e como tratar os pets no novo ambiente. Segundo a Diretoria de Bem-Estar Animal da Semam, a Prefeitura e a Polícia Ambiental estão em tratativas para intensificar a fiscalização e o combate aos crimes de maus-tratos.

Lucimeire explica que a CDHU ainda realiza orientações com os moradores, após a mudança, para o bom convívio entre vizinhos e para garantir o cuidado com os animais. “Essa preocupação demonstra também um compromisso contínuo com a posse responsável e a prevenção do abandono, promovendo uma comunidade mais consciente e humanizada”, frisa.

Continua depois da publicidade

Esse projeto começou em 2019 com os moradores da Vila Noel. O objetivo principal foi orientar sobre a posse responsável, promovendo o bem-estar animal e contribuindo para a redução dos casos de abandono. Ao todo, foram cadastrados 124 animais, sendo 69 cães e 55 gatos. Eles também foram vacinados e receberam microchip.

A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 3 – saúde e bem-estar.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software