Atendendo convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), promotora do evento, a prefeita Marcia Rosa de Mendonça Silva será uma das debatedoras no no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que começa amanhã, dia 23, e vai até quinta-feira, dia 25, em Brasília.
O evento deve reunir 3 mil pessoas, entre prefeitos e prefeitas, secretários municipais e estaduais, ministros, outras autoridades e convidados.
A prefeita participará da sala temática "Enfentando os desafios ambientais" na quinta-feira, dia 25, em dois debates.
Às 11 horas, o tema será "Qualidade do ar nas cidades", assunto que terá, também, como debatedores o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, o analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Luiz Mandalho, e o presidente da CCR/Controlar, Harald Peter Zwetkoff. Durante esse painel, Marcia Rosa falará sobre a experiência que fez de Cubatão cidade símbolo em recuperação ambiental pela ONU e a participação do município na Rio+20, a Conferência Mundial em Desenvolvimento Sustentável.
A partir das 16 horas, Marcia Rosa debaterá o tema "Planejamento Urbano, reordenamento territorial e a redução de desastres naturais" com a secretária do Patrimônio da União (órgão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), Cassandra Maroni Nunes; o prefeito de Brusque (SC), Paulo Eccel; diretor de assuntos fundiários urbanos e prevenção de riscos, do Ministério das Cidades, Celso Carvalho e o engenheiro consultor ambiental Tiago Dantas.
As fortes chuvas que inundaram e atingiram vários bairros, desabrigando milhares de pessoas de Cubatão, e as medidas tomadas para superar essa situação serão abordadas pela chefe do Executivo nessa etapa.
Continua depois da publicidade