CAMPANHA DE 1 A 11

Cubatão mantém profissionais em prontidão para casos de coronavírus

Secretaria Municipal de Saúde preparou Protocolo de Atuação e capacitou profissionais da área sobre a doença

Comentar
Compartilhar
27 FEV 2020Por Da Reportagem18h02
A Baixada Santista tem seis casos suspeitos de coronavírus; Instituto Adolfo Lutz investigaFoto: Divulgação

Sem casos de coronavírus suspeitos na cidade, Cubatão mantém seus profissionais de Saúde em prontidão para atuar contra a proliferação da doença. A Secretaria Municipal de Saúde, além de ter pronto um protocolo de atuação, promoveu treinamento e capacitação sobre a doença voltados para profissionais da Saúde.

O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) realizou no dia 12 o encontro "Novo coronavírus: aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais". Voltado a profissionais de medicina, enfermagem e técnicos da rede pública e privada de Saúde do município, o encontro teve o objetivo de atualizar os participantes sobre a situação do surto e os procedimentos a serem adotados em caso de aparecimento de alguma suspeita.

O médico infectologista Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, do Hospital das Clínicas (FMUSP), do Hospital Municipal de Cubatão e professor da Faculdade de Medicina da São Judas disse na ocasião que todas as infecções respiratórias merecem atenção constante. Por isso, as medidas preventivas nunca devem ser esquecidas, principalmente nos ambientes de Saúde.

Apesar de ainda medidas preventivas como lavar frequentemente as mãos com água e sabão, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais, ou limpar as mãos com álcool gel são algumas das formas mais práticas e comuns para evitar uma possível contaminação pelo coronavírus. "O vírus é novo, mas as medidas de prevenção não são novas", lembrou a enfermeira Núbia Melo, do Pronto Socorro Central, que falou aos profissionais também sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual. O Ministério da Saúde mantém uma página sobre medidas preventivas em https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus#prevencao.

A Secretaria de Saúde alerta a população para ter cuidados com informações falsas compartilhadas em redes sociais e aplicativos de trocas de mensagem. Ao receber esse tipo de material, qualquer um pode checar sua veracidade por meio do site do Ministério da Saúde (https://www.saude.gov.br/fakenews) ou número de WhatsApp do ministério: (61) 99289-4640.