X

Cotidiano

Cubatão lança nesta semana sistema de indicadores culturais

O portal tem como objetivo coletar, sistematizar e interpretar dados, disponibilizando conteúdos relevantes para transparência

Da Reportagem

Publicado em 06/11/2017 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cidade é a primeira da Baixada SAntista a estruturar o sistema / Rodrigo Montaldi/DL

Cubatão lança nesta semana o Sistema Municipal de Indicadores Culturais (SMIIC) – uma das obrigatoriedades estabelecidas pelo Plano Nacional de Cultura. O portal, que estará disponível em breve no site da Prefeitura, tem como objetivo coletar, sistematizar e interpretar dados, disponibilizando conteúdos relevantes para transparência, facilitação do monitoramento e avaliação das políticas públicas culturais no município.

“Mais do que ser pioneiros, queremos fazer bem feito. Temos muita satisfação de cumprir a legislação oferecendo aos munícipes um instrumento para que eles possam participar de  forma verdadeira da cultura”, aponta o atual secretário de Cultura e vice-prefeito, Pedro de Sá.

No portal estão cadastrados 65 espaços culturais (públicos e da sociedade civil) e 468 agentes culturais. O mapeamento foi feito pela equipe da Secretaria de Cultura de Cubatão com base em levantamentos já ­existentes do Governo do Estado de São Paulo, do Governo Federal, do Movimento Cultural e do Instituto Procomun.

As abas agentes e espaços culturais são divididas por segmentos artísticos, como artes cênicas, música, artesanato, artes visuais e plásticas, audiovisual e cultura digital, cultura popular e literatura. Os nomes já registrados no sistema foram listados a partir das presenças nas conferências e eventos formais realizados pela Administração desde 2010. O objetivo é que o próprio agente cultural possa atualizar as informações do portal.

A plataforma também apresenta agenda cultural do mês realizada ou apoiada pela secretaria; dados sobre calendário oficial da cidade; organograma e legislação referente à pasta; equipamentos públicos e patrimônios tombados, além dos conselhos ­existentes.

“Queremos, com isso, identificar e valorizar as potenciais culturais da ­cidade e aproximar o Poder Público dos fazedores de Cultura”, finaliza Pedro de Sá.

A plataforma está disponível em: smiic.wordpress.com e, nos próximos dias, também terá o link inserido nas informações da Secretaria de Cultura no site da ­Prefeitura.

Pioneirismo

Cidade é a primeira da Baixada Santista a estruturar o sistema, que tem como objetivo coletar, sistematizar e interpretar dados, disponibilizando conteúdos relevantes para transparência, facilitação do monitoramento e avaliação das políticas públicas culturais no município.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Autolotações dos morros de Santos irão integrar com o VLT a partir de quarta (1)

Operação integrada do VLT com as autolotações se dará da mesma forma como ocorre na frota de ônibus municipal

São Vicente

Demolição do Crei já está 60% concluída, em São Vicente

Antiga unidade de urgência e emergência dará lugar à nova UPA Central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter