Cotidiano

Cubatão implanta coleta seletiva porta a porta

A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (4), durante a solenidade de lançamento do serviço, em cumprimento às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 04/08/2014 às 19:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Com a implantação da coleta seletiva porta a porta, Cubatão deve dobrar o volume de material encaminhado para reciclagem, hoje estimado em cerca de 60 toneladas/mês. Consequentemente, também será possível elevar a renda dos 45 catadores que atuam no Galpão de Coleta Seletiva, onde cooperados da associação beneficente ABC Marbas realizam a seleção e destinação correta do material. Atualmente, cada catador recebe R$ 550,00 mensalmente. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (4), durante a solenidade de lançamento do serviço, em cumprimento às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ao lado de secretários e diretores, a prefeita Marcia Rosa destacou que esta é mais uma etapa que consolida as ações do Município voltadas à preservação ambiental. "De um lado, ajuda o meio ambiente. E de outro, inclui as pessoas no mercado de trabalho. Isso é o que torna o projeto ainda mais grandioso".

Aos catadores que atuam no galpão, Unidade Municipal de Triagem, localizada na Rua Tenente Coronel Geraldo Aparecido Correa, s/nº, Sítio Cafezal, a prefeita anunciou a criação de uma sala de aula com um programa direcionado àqueles que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental. "O trabalhador que desejar terá a oportunidade de prosseguir nos estudos aqui mesmo, no galpão". Marcia Rosa também anunciou que pretende aperfeiçoar o sistema de coleta seletiva, com a distribuição aos moradores de sacos de lixo padronizados pela Prefeitura, de forma a facilitar a triagem.

O presidente da ABC Marbas, Carlos Antônio de Araújo, espera maior participação da comunidade com a passagem do caminhão, porta a porta, para o recolhimento do material. "Com maior volume, poderemos aumentar a renda e o número de pessoas beneficiadas". Atualmente atuam no galpão catadores residentes em vários pontos da Cidade, como vilas Esperança, Natal, São José, Nova, Pescadores, Pilões, Água Fria e Bolsões.

Continua depois da publicidade

A ação da ABC Marbas conta com o apoio da Prefeitura e patrocinio da Petrobras que, por intermédio do projeto Recicla Cubatão, assegura a contração de assistente social e de técnicos de meio ambiente e de segurança do trabalho, além de garantir o fornecimento diário de café da manhã, almoço e lanche da tarde para os trabalhadores.

No Galpão de Coleta Seletiva, construído pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, também atuam três motoristas, três prensistas, um operador de empilhadeira, uma cozinheira, uma auxiliar de limpeza e uma secretária.

Também participaram do evento, o vice-prefeito, Donizete Tavares do Nascimento; o presidente da Câmara, Wagner Moura; o secretário de Meio Ambiente, Pedro Hildebrando da Silva; e a gerente de Comunicação da Petrobrás, Carolina da Cruz Costa.

Continua depois da publicidade

Coleta

A partir de agora, um caminhão, tocando o jingle da Coleta Seletiva, percorrerá os bairros de segunda a sexta-feira, a partir das 18 horas. A coleta seletiva no Município continuará contando com os Locais de Entrega Voluntária (LEVs) em diversos núcleos.

Cubatão implantou a coleta seletiva porta a porta (Foto: Divulgação/PMC)

Continua depois da publicidade

Vale frisar que podem ser reciclados:

- Jornais, revistas, caixas, papelão, folhas de caderno, cartolinas, embalagens longa vida, envelopes, embalagens de papel em geral;
- Sacos plásticos, copos descartáveis, canos e tubos, baldes, peças de brinquedos, isopor, tampas, embalagens plásticas de alimentos, de bebidas e de cosméticos;
- Latas de cerveja, refrigerantes e conservas, panelas sem cabo, chapas metálicas, fios, arames, pregos, parafusos;
- Garrafas de vidro, copos, frascos, potes, cacos.

Para evitar mau cheiro e presença de insetos, o morador deve lavar frascos, garrafas e embalagens em geral antes de depositar junto à calçada. Por outro lado, não podem ser reciclados: resto de comida, qualquer tipo de sujeira, esponjas de aço, clipes, grampos, latas de inseticida, fotografias, papel higiênico, fraldas descartáveis, fita crepe, espelhos, ampolas de remédios, porcelana e espuma, dentre outros materiais.

Continua depois da publicidade

Confira a programação de recolhimento em cada bairro, sempre a partir das 18 horas:

Segunda-feira
Vila Esperança, Sítio Novo, Morro do Índio, Ilha Bela - ponto final do coletivo, Vila Natal, Caminho 2 - Vila Natal e Conjunto Mário Covas.

Terça-feira
Centro, Jd. Costa e Silva, Cj. Mal. Rondon, Jd. das Indústrias, Pq. Fernando Jorge, Jd. Anchieta, Cj. Afonso Schimidt, Jd. São Francisco, Vila Paulista, Vila Couto, Pinheiro do Miranda, Água Fria, Caminho dos Pilões, Vila Elizabeth e Sítio Cafezal.

Quarta-feira
Vila Nova, Gleba "B" de Vila Nova, Vila Santa Rosa, Jd. 31 de Março, Costa Muniz I e II e Vale Verde.

Quinta-feira
Jd. Casqueiro, Vila Bandeirantes, Vila Ponte Nova, Pq. São Luiz, Sítio São Luiz, Cj. Rubens Lara, Ilha Caraguatá, Proj. São José, Proj. São Pedro, Proj. São Benedito e Proj. Nhapiun.

Sexta-feira
Vila São José, Vila dos Pescadores, Bolsão 7, Jd. Nova República e Bolsão 9.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software