X

Cotidiano

Cubatão fica fora da Operação Verão

Município é o único da Baixada que não vai receber efetivo policial extra na temporada

Publicado em 05/12/2013 às 10:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cubatão é a única cidade da Baixada Santista que não vai receber efetivo extra de policiamento durante a alta temporada, a chamada Operação Verão. A informação foi confirmada na última terça-feira pelo secretário de Segurança Pública do Município, Armando Campinas Reis Junior, que reivindica um aumento de pelo menos 35% no número de policiais na Cidade, não só durante a estação, mas de forma permanente, durante todo o resto do ano.

Devido à grande demanda de turistas que viajam até a região durante o verão, o Governo do Estado desloca efetivo extra da Polícia Militar para a Baixada a partir de dezembro. Cubatão, no entanto, não será contemplada. Reis Júnior explica que a Cidade não é vista como polo turístico, por não possuir praias. “Cubatão não tem características de cidade praiana, em função disto foram feitas inúmeras reuniões no gabinete de gestão e ficou decidido que a Operação Verão não atenderá o Município”.

O secretário não discorda da justificativa da PM para não reforçar o efetivo da Cidade durante o verão. No entanto, ele diz que o número de policiais permanentes, que residem na Região e trabalham em Cubatão durante o ano inteiro, não é suficiente para garantir a segurança da população do Município.

Segundo Reis Júnior, índices de criminalidade estão tomando proporções na Região, de acordo com os próprios balanços divulgados pela PM no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado, e Cubatão necessita de um efetivo maior de policiais.

Secretário de Segurança de Cubatão pede mais policiais para a Cidade (Foto: Matheus Tagé/DL)

Por questões de segurança, o secretário não divulgou o número de PMs que atualmente atende a Cidade, no entanto disse que o Município precisa de um efetivo pelo menos 35% maior. “É um clamor constante não só da prefeita (Marcia Rosa), assim como meu, dos vereadores da Câmara, que insistentemente reivindicam o aumento do efetivo de policial. Não só da Militar, como também da Civil”, ressalta.

O secretário conta que em tratativas recentes com o Governo do Estado, ele já pediu a vinda permanente de policias. No entanto não obteve afirmativa nenhuma do secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella. “Eu acredito que nos próximos meses, no começo do próximo ano, esse problema se sane. A morosidade da máquina pública em colocar um concurso na rua atrapalha muito”, diz Reis Júnior.

Em nota, a Polícia Militar não justificou a não inclusão de Cubatão na Operação Verão e se ateve a informar que “A Operação Verão está em fase final de planejamento. No momento oportuno serão transmitidas todas as informações para a imprensa”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter