X

Cotidiano

Cubatão está em estado de alerta contra a dengue

Secretaria de Saúde está intensificando ações de combate ao mosquito e de conscientização para evitar epidemia

Publicado em 24/04/2015 às 11:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cubatão entrou em estado de alerta contra a dengue ao confirmar o registro de 52 casos no período de 1º de janeiro até a última quarta-feira (22). Para reduzir o risco de epidemia — que será declarada caso ultrapasse 187 casos — a Secretaria de Saúde está intensificando e diversificando as ações voltadas à conscientização da comunidade.

“O mutirão reduz momentaneamente o número de criadouros, mas não trabalha a orientação das pessoas”, afirmou a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental à Saúde, Maria Adelaide Gonzalez, ao destacar a importância de se adotar estratégias que convençam as famílias a adotarem uma postura rígida e permanente de combate à proliferação do Aedes Aegypti. “O Poder Público sozinho não consegue resolver esse problema. É preciso que cada um se responsabilize por sua residência, fazendo a sua parte”.

Nesse sentido, Maria Adelaide convidou líderes religiosos e comunitários, diretores de escola e representantes de programas sociais a participarem de reunião na tarde de ontem para traçar novas ações contra a dengue. “Precisamos do apoio dessas lideranças. Aos domingos, os agentes comparecem às missas e cultos para conversar com a população. Temos de ir além dos mutirões”.

As ações de combate serão intensificadas (Foto: Matheus Tagé/DL)

A reunião foi promovida na Sociedade de Melhoramentos da Ilha Caraguatá, bairro que concentra 38,5% do número de casos: 20. A Prefeitura também está promovendo duas caminhadas de mobilização contra a dengue. A primeira ocorreu nesta manhã e a próxima será amanhã (24), às 10 horas, reunindo alunos da UME Amapá, o grupo da terceira idade e os agentes dos programas de Vigilância Ambiental em Saúde e de Saúde da Família que atuam no núcleo. O percurso terá início na Rua José de Castro, passando pelas ruas Iracema Oliveira Cajé e Nicolau Cuqui.

“Queremos sensibilizar os moradores para que redobrem os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor”, disse a assistente de Educação da Vigilância à Saúde, Roseli Verônica de Souza. Outra ação programada é o monitoramento das garagens náuticas localizadas na Ilha Caraguatá.

Casos

Este ano, Cubatão registrou 52 casos de dengue até a última quarta-feira (22). Os bairros com os maiores índices são Jardim Caraguatá (20 casos), Vila Esperança (5) e Jardim Costa e Silva (4).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter