X

Cotidiano

Cubatão entra em estado de atenção em razão do temporal desta terça-feira

Prefeitura cria gabinete de gerenciamento de crise para atender ocorrências por conta das chuvas intensas

Da Reportagem

Publicado em 03/03/2020 às 19:00

Atualizado em 03/03/2020 às 19:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Durante a madrugada, o Rio Pilões subiu além do nível normal, invadindo pelo menos 40 casas / Nair Bueno/DL

A cidade de Cubatão teve mudança do nível/estado de observação para atenção no fim da manhã desta terça-feira (3) informada pela Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec). A modificação obedece critérios preconizados no Plano de Contingência da Serra do Mar, se alicerça no acumulado de chuva das últimas 84 horas e na previsão meteorológica que indica chuva de intensidade forte e de longa duração na Região, embora a cidade não tenha desabrigados.

Com isso, a Prefeitura criou hoje (3), em reunião no gabinete do prefeito Ademário Oliveira, um Grupo de gerenciamento de crise junto às Secretarias de Assistência Social, Saúde, Serviços Públicos e Manutenção Urbana, Habitação e Defesa Civil. "A idéia é de que estejamos estruturados para qualquer eventualidade, com todos os atores preparados para atender a comunidade, o que é uma obrigação do poder público", afirmou Ademário Oliveira.

Assim, a Comdec continua de plantão 24 horas e atendendo a população por meio do telefone 3361-6177 em caso de dúvidas ou emergências. As equipes de saúde do município estão preparadas para receber os atendimentos no Pronto Socorro Central. A Secretaria de Assistência Social também permanece de plantão para casos de emergências por meio do telefone (13) 98812-3680. Além disso, um ônibus estará disponível, 24 horas, para remoção de famílias caso seja necessário.

Já o Fundo Social de Solidariedade de Cubatão está centralizando as doações, especialmente de produtos de higiene e limpeza, e roupas infantil e masculinas. Podem ser entregues na sede do FSS, situada no Parque Anilinas, com entrada pelo final da Rua Assembleia de Deus, 435, no Centro, 8 às 12 e das 13 às 17 horas. O Disque Solidariedade é o (13) 3362-4701.

A última medição do acumulado de chuva na cidade, segundo a Comdec, indica:

– Cota 400 – 104,6mm nas últimas 24 horas; 283,2 mm nas últimas 84 horas;
– Centro – 85,8mm nas últimas 24 horas; 133 mm nas últimas 84 horas.

Ocorrências na madrugada e serviços prejudicados – De acordo com Comdec, durante a madrugada, houve deslizamento de terra na Mantiqueira, porém nenhuma casa foi atingida e não houve feridos. Nesse bairro, duas casas estão sob risco de serem atingidas por deslizamentos de terra e as famílias foram orientadas a deixar o local, segundo a Defesa Civil. Na Vila Elizabeth, parte de uma árvore caiu sobre o telhado de uma casa na Rua José Bonifácio. O morador está em casa de parentes até que as telhas sejam substituídas.

Durante a madrugada, o Rio Pilões subiu além do nível normal, invadindo pelo menos 40 casas. As famílias se abrigaram provisoriamente na igreja e no centro comunitário do bairro e retornaram para as residências no fim da manhã. também teve pequeno deslizamento de terra na Rua Principal dos Pilões. A via foi desobstruída ainda pela manhã. Várias ruas e avenidas ficaram alagadas, principalmente na Vila São José, Jardim Casqueiro e Vila Nova, retornando à normalidade no início da manhã.

As 55 unidades escolares municipais tiveram as aulas suspensas nesta terça-feira por conta da dificuldade de locomoção dos professores, alunos e gestores. A previsão é de que amanhã (4) as aulas ocorram normalmente. Não foi registrado danos aos próprios públicos.

Os serviços on-line e emissão de boletos na Prefeitura de Cubatão também ficaram prejudicados boa parte da terça-feira. De acordo com a empresa que fornece internet para as repartições públicas, houve rompimento de cabos de fibra ótica. Com isso, serviços para o cidadão e para empresas acionados diretamente pelo site oficial de Cubatão ficaram fora do ar, prejudicando, inclusive, o atendimento para emissão de boletos no Paço Municipal. Os serviços retornaram por volta das 13h.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter