Cotidiano
Comitiva municipal apresentou projetos de recuperação ambiental e inovação verde, reforçando o papel de Cubatão como referência em governança climática
Secretário de Meio Ambiente de Cubatão foi responsável pela primeira participação da cidade na COP 30 / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
Cubatão deu início nesta segunda-feira (10) à sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém do Pará.
A cidade apresentou avanços em governança ambiental e iniciativas voltadas à transição energética e ao desenvolvimento sustentável, reafirmando seu papel como referência nacional em inovação verde.
Continua depois da publicidade
A comitiva cubatense é formada pela vice-prefeita e secretária de Habitação, Andrea Castro, e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal (Semam-SCBem), Cleiton Jordão Santos.
O prefeito César Nascimento participará no dia 15 de novembro, às 17h30, com a apresentação “Recuperação ambiental e transição industrial: experiências locais rumo a indústrias sustentáveis”, no Pavilhão Brasil, na Blue Zone da conferência.
Continua depois da publicidade
Durante o painel “Governos Locais pelo Clima: Por Uma Transição Energética Inclusiva”, promovido pelo Instituto Arayara, Cleiton Jordão destacou as políticas de sustentabilidade e recuperação ambiental desenvolvidas pelo município.
Ele ressaltou o esforço de Cubatão em conciliar competitividade econômica com preservação ambiental e inclusão social.
“Cubatão enfrentou um passado de degradação, mas adotou uma nova governança ambiental, estratégica e comprometida com o futuro. Estamos devolvendo à natureza o que é seu por direito”, afirmou o secretário.
Continua depois da publicidade
Entre os projetos citados, estão a parceria com o Centro de Ciência para o Desenvolvimento – Cidades Carbono Neutro, voltada à aplicação de tecnologias baseadas na natureza, e o reconhecimento de Cubatão como uma das Tree Cities of the World (Cidades Verdes do Mundo).
Veja também: Única em todo Estado: Cubatão leva sua revolução ambiental para a COP 30
O secretário também destacou o papel das indústrias locais na transição para uma economia de baixo carbono, como a Yara (produção de amônia renovável), a Unipar (modernização de plantas químicas), a Usiminas (aço verde) e a Refinaria Presidente Bernardes (BioQAV).
Continua depois da publicidade
Outra frente é o Cinturão Verde da Vila Esperança, com cerca de 3 milhões de metros quadrados de áreas recuperadas — o equivalente a 19 estádios do Maracanã —, além da entrega de novas moradias no Núcleo Mantiqueira, promovendo inclusão habitacional e sustentabilidade.
O painel reuniu representantes de governos e instituições da América do Sul, entre eles líderes do Brasil, Argentina e Peru, para discutir desafios e oportunidades na implementação de políticas de energia limpa e transição justa.
“A presença de Cubatão na COP30 reforça nosso compromisso em participar ativamente dos debates globais sobre mudanças climáticas, justiça ambiental e transição energética”, concluiu Jordão.
Continua depois da publicidade
Veja também: Diário do Litoral se prepara para a cobertura inédita sobre a COP 30
A programação cubatense segue nesta terça-feira (11), quando a vice-prefeita Andrea Castro apresentará a palestra “Redução de Superpoluentes: Boas práticas de governos subnacionais da Argentina e do Brasil para territórios sustentáveis”, também na Blue Zone.
Alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, a Prefeitura de Cubatão reafirma seu compromisso com uma cidade mais verde, inclusiva e resiliente, buscando consolidar-se como modelo nacional de governança ambiental.
Continua depois da publicidade