Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Cubatão confirmou ontem a 3ª edição do Festival da Cultura Nordestina - Cubatão Danado de Bom. O lançamento oficial do evento será no dia 25, às 18h, na sede Cubatão do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, CIESP (Pça. Getúlio Vargas, 60).
O evento será realizado de 13 a 16 de novembro, novamente no Kartódromo Municipal, um espaço de 20 mil m² no coração da cidade, que reúne grandes shows musicais, apresentações artísticas dos mais variados segmentos (dança, teatro, maracatu, folia de reis, folclore, artes plásticas, literatura, etc), além da culinária típica, nos diversos restaurantes da Praça de Alimentação, e cidade cenográfica retratando uma vila matuta do sertão nordestino.
Esta 3ª edição vai trazer, mais uma vez, grandes nomes da música nordestina, que influenciam gerações de artistas e a juventude, celebrando a diversidade rítmica daquela região. A síntese da resistência nordestina será lembrada por meio de uma bela homenagem a um brasileiro ilustre e filho do Nordeste.
A ideia do festival é celebrar as raízes da população cubatense, já que mais de 60% dos moradores são nordestinos, seus filhos e netos, de acordo com estimativas da Prefeitura.
Continua depois da publicidade
Melhor prato levará o prêmio ‘Receita Danada de Boa’
O interessante do Festival é a oportunidade de movimentar a Cidade, mesmo antes do evento em novembro. O Festival Gastronômico Danado de Bom é um exemplo disso. O objetivo é que restaurantes, bares e lanchonetes do município elaborem receitas inspiradas na culinária nordestina e que esses pratos fiquem disponíveis à população.
Continua depois da publicidade
Inscrições
As inscrições para o Festival começam já no dia 18. O decreto com o regulamento completo está disponível no site da Prefeitura de Cubatão (www.cubatao.sp.gov.br), na aba ‘Parte Oficial/Leis’.
As receitas concorrentes serão analisadas por um corpo de jurados formado por chefs, donos de restaurantes, pessoal voltado ao turismo, escolas de culinária, garantindo a lisura e qualidade do processo.
O prato vencedor recebe o título de “Receita Danada de Boa 2014”. Todos os participantes do concurso terão suas criações incluídas no Livro de Receitas do Festival, lançado durante o evento, em novembro.
Continua depois da publicidade
Duas edições
As duas edições somaram um público de 115 mil pessoas (2011 foram 65 mil e em 2010, 50 mil). O lugar ficou recheado de apresentações musicais, do Folclore Nordestino, oficinas de arte, mostras, sabores típicos e homenagens, muitas homenagens. Uma das mais emocionantes foi ao cearense Chico Anysio, na edição de 2011.