Cubatão celebra Dia Internacional do Idoso com série de ações sociais

As palestras ocorrem quarta-feira (3), no Parque Cotia-Pará, na Rodovia Anchieta, km 56,5, pista descendente

Comentar
Compartilhar
02 OUT 2018Por Da Reportagem00h30
Programação termina sexta (5) com o Baile da Terceira IdadeProgramação termina sexta (5) com o Baile da Terceira IdadeFoto: Divulgação/PMC

A aprovação no vestibular para frequentar durante cinco anos a tradicional Casa Amarela, templo do Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos), foi apenas o início de mais uma exaustiva jornada. Até finalmente ter em mãos o registro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sebastião Ribeiro do Nascimento, mais conhecido por Zumbi, enfrentou jornadas de mais de dez horas de estudo diário. E para perseverar nessa estafante rotina, buscava forças junto a Martinha Ribeiro do Nascimento, sua mãe, que faleceu aos 85 anos, em 2015, meses após a graduação.

Zumbi contou esse trecho de sua trajetória de vida de 49 anos para destacar a gratidão que os filhos devem manifestar por aqueles que representam sempre um porto seguro emocional. "Nós, filhos, temos de ter gratidão por termos chegado até aqui. E em nome de todos os filhos, eu agradeço aos participantes desse evento", disse, dirigindo-se à platéia formada por cerca de 150 maiores de 60 anos que prestigiaram a solenidade de abertura da Semana do Idoso, na tarde desta segunda-feira (1º), na sede da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic), na Rua Bahia, 171.

"A vida é feita de momentos ímpares. E este é um deles", destacou Zumbi, que é secretário de Assistência Social de Cubatão, ao detalhar a programação que só termina na próxima sexta-feira (5). "Estou orgulhoso e ao mesmo tempo satisfeito com o trabalho que a equipe, com a participação de todos, preparou para vocês".

Neste Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), a secretária de Saúde, Andréa Pinheiro Lima, também parabenizou o grupo e enalteceu a semana de eventos voltados à "melhor idade": "Muitas vezes, quem impõe limites somos nós mesmos. Temos de avançar, continuar nossa caminhada para a chegada à melhor idade, não só com a garantia de direitos fundamentais, mas também com muito amor".

A programação desta segunda-feira contou ainda com dinâmica de grupo coordenada pela assistente social Elis Lopes; apresentação de coral do grupo Conviver e participação do poeta Eládio Pereira Mota.

Programação

Nesta terça-feira (2), no Parque Novo Anilinas, das 13h30 às 17 horas, há atividades com profissionais de Educação Física e fisioterapeutas, aferição de pressão arterial com a equipe da escola Cien e distribuição de material informativo.

As palestras ocorrem quarta-feira (3), no Parque Cotia-Pará, na Rodovia Anchieta, km 56,5, pista descendente. A partir das 9h30, a geriatra Alcineide Correia fala sobre Envelhecimento Saudável. Ela é integrante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e médica da Prefeitura de Cubatão no Centro de Referência ao Idoso (CRI). Em seguida, palestra com a enfermeira Angela Oliveira Andrade, pós-graduada em Geriatria e Gerontologia pela UniSantos. No encerramento, às 10h30, piquenique na área verde do parque.

Quinta-feira (4) haverá sessão de cinema no Cine Roxy, às 13 horas, com o filme "Compromisso precioso". Entrada franca a partir das 12h30. A programação chega ao fim sexta-feira (5), com o Baile da Terceira Idade, com o tecladista La Bamba, a partir das 18 horas, no Espaço Conviver da Rua Doutor Fernando Costa, 181, Vila Santa Rosa.