Cotidiano

Cubatão: CEI vai investigar Caixa de Previdência

A iniciativa é do vereador Anderson de Lana Andrade, o Anderson Veterinário (PRB). A comissão será composta por três vereadores e funcionará por 45 dias

Da Reportagem

Publicado em 06/09/2018 às 08:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Vereadores terão 45 dias para apresentar relatório final da CEI / Rodrigo Montaldi/DL

Continua depois da publicidade

A Câmara de Cubatão aprovou o pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar supostas irregularidades na liberação de exames e procedimentos cirúrgicos na Caixa de Previdência dos Servidores Municipais de Cubatão. A iniciativa é do vereador Anderson de Lana Andrade, o Anderson Veterinário (PRB), que afirma que os mutuários do plano de assistência médica estão sofrendo com a morosidade no momento de autorização das guias. A CEI será composta por três vereadores e funcionará por 45 dias.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O parlamentar do PRB contou o caso de uma beneficiária, que teve um infarto recentemente, e precisou esperar 12 dias para obter a autorização da cirurgia de ponte de safena. Anderson Veterinário afirmou que foi pessoalmente à Caixa para obter mais informações sobre os motivos da demora, mas, conforme seu relato, foi muito mal atendido por uma das diretoras da autarquia municipal.

Continua depois da publicidade

“Se tratam assim o vereador da cidade, imagine os mutuários”, criticou, lembrando que o marido da beneficiária contribuiu regularmente com a Caixa por mais de 25 anos e que seus familiares mereciam um tratamento mais digno nesse momento delicado.

Anderson Veterinário ainda comentou que vem recebendo diversas denúncias a respeito da demora para autorização ou liberação das guias médicas pela Caixa para que os mutuários possam realizar exames procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. O vereador chamou a atenção para o fato de, em alguns casos, o tempo para o diagnóstico e tratamento é crucial para que ocorra tratamento eficaz e bem-sucedido, por isso, a morosidade na saúde pode ter consequências fatais. “Tem situações que passam dos limites”, indignou-se.

Continua depois da publicidade

O presidente da Câmara, Rodrigo Ramos Soares, o Rodrigo Alemão (PSDB), aproveitou o assunto para criticar o modelo atual da Caixa, que aglutina Previdência e Assistência Médica. O vereador destacou que o colapso do sistema está próximo e, por isso, a Mesa Diretora elaborou recentemente um projeto de lei para oferecer assistência médica de qualidade para os servidores do Legislativo, incluindo ativos inativos, pensionistas e dependentes. “Cada poder ou autarquia tem que ter seu próprio plano, como acontece com o Tribunal de Justiça e outros órgãos públicos”, destacou o parlamentar.

Prefeitura

Procurada, a Prefeitura de Cubatão garante que não existe irregularidade nos procedimentos de liberação de autorização das guias. Todo o procedimento é submetido a uma série de normativas, que impõem algumas providências tanto por parte da Autarquia quanto pelos próprios hospitais credenciados, inclusive no tocante aos prazos.

Continua depois da publicidade

“Portanto, embora compreenda o esforço dos mutuários para que haja um retorno imediato em suas pretensões, o sistema de saúde tem inúmeras normativas que devem ser seguidas, em especial aquelas relacionadas a liberação de vagas na Santa Casa de Santos”, revela em nota.   

A Administração finaliza explicando que quando precisa de uma vaga para internação, concorre com todas as demais cidades e convênios e que o critério de eleição de vaga é eminentemente técnico, analisado pelo corpo médico da Santa Casa, que define qual o paciente que tem mais prioridade, dependendo do grau de urgência de sua ­patologia.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software