X

Cotidiano

Cubana deixa programa Mais Médicos e foge para Miami

A prefeitura informou que, como o prazo de justificativas terminou, a Secretaria de Saúde do município já solicitou a substituição da profissional

Publicado em 01/04/2015 às 13:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uma médica cubana que atuava no Mais Médicos na cidade de Jandira, na Grande São Paulo, abandonou o programa e fugiu para Miami no último final de semana. O motivo seria a pressão do governo cubano para que o marido e o filho de cinco anos da profissional retornassem para a ilha. A confirmação foi feita a seu médico supervisor, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

Dianelys San Roman Parrado atuava em uma unidade de saúde no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima há um ano e meio, segundo a prefeitura de Jandira. Segundo a gestão municipal, as férias de Dianelys terminaram na última sexta-feira e ela não retornou ao trabalho. "Após esgotadas as 48 horas para justificativa de faltas, a Secretaria Municipal de Saúde, fez a comunicação para a Coordenação do Programa Mais Médicos", informou.

A prefeitura informou que, como o prazo de justificativas terminou, a Secretaria de Saúde do município já solicitou a substituição da profissional.

As informações sobre a pressão de Cuba para que familiares dos intercambistas voltem para a ilha foram divulgadas na metade do mês passado. Dianelys é a primeira médica que abandona o programa desde que o caso veio à tona.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que recebeu nesta terça-feira, 31, uma notificação informando a ausência de Dianelys em suas atividades. "Agora, a profissional será notificada por ausência injustificada e terá prazo de 48 horas para apresentação de justificativa. Caso não manifeste interesse em continuar, a médica entrará em processo de desligamento do Mais Médicos."

Segundo o Ministério, dos 11,4 mil médicos que atuam no programa 40 abandonaram suas atividades. No Brasil, os profissionais cubanos recebem R$ 3 mil por mês e, pela Lei do Mais Médicos, parentes dos intercambistas têm visto para permanecer no País com o mesmo prazo de validade do emitido ao profissional.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Com gol no início da partida, Corinthians perde por 1 a 0 para o Argentinos Juniors

O Corinthians não se impôs em momento algum contra o Argentinos que poupou alguns titulares

Guarujá

Nesta quarta (24), PAT Guarujá oferece 42 vagas de emprego

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter