X

Cotidiano

Cristina volta ao governo em plena crise energética

O regresso ocorrerá em meio a um forte mal-estar na sociedade pela profunda crise energética que chegou a afetar cerca de 800 mil pessoas na Capital Federal e na província de Buenos Aires

Publicado em 07/01/2014 às 16:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Depois de uma ausência de 18 dias, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, deve voltar à cena política na a quarta-feira com um anúncio popular: o aumento do valor do bolsa família, chamado no país de Alocação Universal por Filho (AUH pela sigla em espanhol). Os anúncios envolveriam outros planos sociais do governo, segundo especulações da imprensa local. O regresso de Cristina ocorrerá em meio a um forte mal-estar na sociedade pela profunda crise energética que chegou a afetar cerca de 800 mil pessoas na Capital Federal e na província de Buenos Aires. Para uma das líderes da pulverizada oposição, deputada Elisa Carrió (Coalizão Cívica), Cristina sofre com uma "fenomenal" crise de autoridade. "Mesmo que ela estivesse presente, não tem autoridade, não é crível", disparou a deputada em entrevista a uma rádio portenha.

Carrió disse que a Argentina vive sem amparo das autoridades. "Aqui não tem ninguém que ampare a sociedade. Este é um governo de irresponsáveis, que não assume esta crise", disse ela, completando que "o apagão demonstrou até que ponto estamos sozinhos e desamparados".

Depois da cirurgia na cabeça para drenagem de um hematoma, realizada em 8 de outubro, Cristina permaneceu um longo período em repouso, até 17 de novembro. Mas desde que teve alta, ela só apareceu em público em cinco cerimônias protocolares; realizou apenas dois discursos e apareceu na TV, na sala de casa, em um vídeo cuidadosamente informal, para mostrar que estava "bem".

A presidente passou os últimos 18 dias isolada na casa da família, em El Calafate, na Patagônia. O silêncio dela não foi apenas a respeito da crise energética que ainda afeta milhares de pessoas em pelo menos 14 bairros, entre eles Caballito, Almagro, Flores, Villa Crespo, onde as pessoas não têm luz, nem água desde o dia 13 de dezembro, quando começou a interrupção dos serviços. Houve mutismo presidencial nas primeiras semanas de dezembro, durante os graves saques ocorridos em quase todo o país em plena greve das polícias provinciais, e durante as festas de fim de ano. Cristina não mandou mensagem para a população, o que costuma ser uma tradição entre os presidentes.

Depois de uma ausência de 18 dias, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, deve voltar à cena política na a quarta-feira com um anúncio popular: o aumento do valor do bolsa família (Foto: Reprodução)

Há expectativas sobre o conteúdo do discurso de ressurgimento da presidente, especialmente no que diz respeito à crise energética, já que o governo decidiu castigar as empresas distribuidoras de eletricidade, Edesur e Edenor, com milionárias multas, a transferência dos fundos de investimentos ao setor para as mãos do Ministério de Planejamento e com ameaças de estatização das companhias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter