X

Cotidiano

Crise na Crimeia pode desestabilizar região de Mar Negro e Eurásia, diz Turquia

O Parlamento da Crimeia aprovou hoje a proclamação da região como um estado independente e formalmente pediu permissão da Rússia para voltar a se unir ao país como uma república

Publicado em 17/03/2014 às 13:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A crise na Crimeia tem potencial para causar um "efeito dominó" que pode ameaçar a estabilidade da região do Mar Negro e da Eurásia, afirmou Ahmet Davutoglu, ministro de Relações Exteriores da Turquia.

Durante uma entrevista à imprensa junto com Mustafa Dzhemilev, membro do Parlamento da Ucrânia, Davutoglu disse que a mudança das dinâmicas na Crimeia pode afetar Moldova, Azerbaijão e Geórgia, ex-estados soviéticos com populações russas minoritárias que ficam em importantes rotas de transporte de produtos de energia.

"Isso vai abrir caminho para uma crise em muitos outros países", disse o ministro turco. "Se isso for permitido agora, toda a região vai se desestabilizar em um efeito dominó", acrescentou. Davutoglu destacou que a Turquia considera inaceitável que a união territorial de um país da região seja comprometida por um referendo.

O Parlamento da Crimeia aprovou hoje a proclamação da região como um estado independente e formalmente pediu permissão da Rússia para voltar a se unir ao país como uma república, depois de um referendo ontem resultar no apoio da maioria da população local a um rompimento com a Ucrânia.

A crise na Crimeia tem potencial para causar um

"Esse referendo não tem legitimidade. A Ucrânia é nosso parceiro estratégico. Sua união territorial está sendo violada", disse Davutoglu. Cerca de 260 mil tártaros da Crimeia, um grupo de turcos étnicos e muçulmanos sunitas, vivem na Ucrânia. No entanto, embora a Turquia tenha repetidamente declarado sua solidariedade aos tártaros da Crimeia, o país possui laços vitais com a Rússia e é altamente dependente do gás natural daquele país. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter