Crianças viram a noite no Orquidário no curso ‘Dormindo com os Bichos’

O Orquidário se transformou em um cenário de aventuras noturnas, com direito até a caça do tesouro, para 30 crianças de sete a nove anos.

Comentar
Compartilhar
17 JAN 201411h26

O Orquidário se transformou em um cenário de aventuras noturnas, com direito até a caça do tesouro, para 30 crianças de sete a nove anos, que na quarta-feira (15) dormiram no parque, em mais uma atividade do curso de férias. “A gente ia encontrando pistas para cumprir tarefas e chegar ao baú de ouro”, explicou, animado, Gregor Vieira, que não desgrudou um segundo da cobra de pelúcia com a qual chegou ao Orquidário – nem para dormir.

Aliás, dormir foi o que o grupo menos fez. “As crianças brincaram, participaram de jogos, conheceram hábitos noturnos de vários animais, circularam pelas alamedas com lanterna e depois ficaram relembrando as experiências até quase 1h30, para acordar às 6h”, contou a bióloga Cibele Augusto. Com mais sete profissionais da UEA (Unidade de Educação Ambiental), ela atendeu o grupo e coordenou as atividades. 

Crianças conheceram hábitos noturnos de vários animais, circularam pelas alamedas com lanterna e depois ficaram relembrando as experiências até quase 1h30, para acordar às 6h

Mas Pedro, João, Júlia, Antony, Wilma, Bianca e Luíza não pregaram o olho e passaram a madrugada inteira conversando. Participando pela segunda vez do curso, Júlia Garrido tinha muita coisa para conversar com os novos amigos para pensar em dormir. “Foi uma aventura mesmo e adorei as brincadeiras e ver animais novos, como a lontra”, explicou.

Nesta quinta (16), bem cedo, as crianças foram à cozinha para conhecer os hábitos alimentares do plantel. A tratadora Alessandra Lima foi ‘bombardeada’ com perguntas. Algumas meninas fizeram careta ao saber que as corujas, às vezes, comem ratos; os meninos se surpreenderam com o fato de a cobra alimentar-se apenas a cada 15 dias e para muitos foi novidade saber que os jacarés apreciam carcaça e pescoço de frango.

Fotos: Rê Sarmento