X

Cotidiano

Crianças de escolas municipais recebem tratamento bucal

Após o atendimento dentário dentro da sala de aula, os alunos que receberam o encaminhamento já estão sendo atendidos

Publicado em 25/08/2014 às 15:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um trabalho de prevenção e manutenção da saúde bucal das crianças das escolas municipais e estaduais de Ensino Fundamental I. Dentistas visitam as salas de aula, realizando exames, e entregando um encaminhamento aos alunos que necessitam de tratamento dentário.

Os alunos que moram no Distrito são encaminhadas para a Unidade de Especialidades de Vicente de Carvalho (Unidade Mista). A unidade já realizou 18 tratamentos por meio das visitas escolares. O encaminhamento dá prioridade ao tratamento da criança, agilizando o agendamento.

A administradora Patrícia Braga Cruz Costa menciona que leva a filha à Unidade Mista desde os três anos. “Agora ela tem sete. E hoje tratou das cáries”, explica. Patrícia conta que a filha recebeu o encaminhamento na Escola Municipal Professora Myriam Terezinha Wichrowski Millbourn, onde estuda. E opina sobre a inciativa: “Gostei sim. Foi bem atendida pela doutora Andréa, que é super atenciosa. Fizeram a distribuição dos kits e ensinaram como fazer a escovação correta”, descreve. Patrícia lembra que a filha até postou no facebook sobre o que aprendeu com a visita.

Já a cabeleireira Danielle Rodrigues, mãe do Luís Diogo, de sete anos, que estuda na Escola Municipal Vereador Afonso Nunes, conta que fez o agendamento na sexta-feira (22) e conseguiu o atendimento do filho nesta segunda-feira (25). “É bem mais rápido e o atendimento é ótimo”, assegura Danielle. Ela diz que chegou a levar o filho a um dentista particular para fazer uma consulta “mas daí, na mesma semana, a escola já deu o encaminhamento, então eu achei melhor vir aqui”, relata.

A dentista da Unidade, Ana Cristina da Roz Sampaio, avalia que o atendimento mais rápido para as crianças “é muito importante, pois a boca saudável faz parte da saúde emocional também”, justifica. Ela conta que a dor de dente aflige mais durante a noite, prejudicando o sono, o que impede a criança de ir à escola.

O bullying também é outro motivo relevante: “Ás vezes não quer ir para escola porque o amiguinho vai tirar sarro”, frisa. A dentista diz que as crianças que ganham a proposta de tratamento muitas vezes têm um alto índice de cáries, então precisam da prioridade de não pegar fila”, comunica.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter