X

Cotidiano

Crianças criam obras pelo Projeto “Tinta na Tela” em Neim de Guarujá

No Neim José Antônio Ferranti, os alunos têm seu próprio espaço para fazer arte

Publicado em 27/08/2014 às 14:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Todos os dias, depois da hora do soninho, no Núcleo de Ensino Infantil Municipal (Neim) José Antônio Ferranti, no bairro Cachoeira, crianças fazem grandes descobertas por meio da arte. Na última terça-feira (26), por exemplo, um aluno de três anos se empolgou por ter descoberto que, ao misturar as tintas de cores amarela e azul, ele cria um tom de verde. Esta experiência pode parecer pequena, mas graças ao Projeto “Tinta na Tela”, ela é valorizada e serve como incentivo para que outras aconteçam.

A iniciativa começou há dois anos idealizada pela ex-orientadora da Unidade, Lenira Viceconte, e está dentro do eixo de aprendizagem de artes contando o com o apoio da Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo ampliar a concepção de artes e oferecer novas experiências de aprendizagem aos alunos. Hoje o “Tinta na Tela” é mantido por Lucília Noronha Monson, que trabalha como pajem na Unidade e ajudou a criar o projeto e a mantê-lo. Ela leva sua experiência com pintura para o atelier instalado e adaptado para os pequenos.

A sala conta com todos os materiais necessários para que Lucília possa aplicar diversas técnicas de pintura com os alunos, pincéis, esponjas, tintas, e também materiais recicláveis como gravetos, folhas, rolos e tecidos. Há também telas proporcionais ao tamanho das crianças, que já estão muito acostumadas ao ambiente. “Eles podem estar empolgados na bagunça que for, quando chega a hora de pintar, ficam quetinhos e prestam atenção”, contou Lucília.

E assim aconteceu quando ela iniciou a aula, dando a cada um dos alunos sentados diante das telas, uma paleta com tintas, pincéis e a proposta de pintar o céu azul do dia, e todos obedeceram com postura e concentração, com o silêncio sendo quebrado é claro, para dar lugar a animação das descobertas.

Lucília trabalha na sala de aula com uma das turmas pela manhã, e dedica seu tempo livre no período da tarde as aulas no atelier. As turmas visitam o espaço divididas em grupos com oito alunos, para que Lucília possa dar atenção e monitorar o trabalho de todos.

Segundo a diretora do Neim José Antônio Ferranti, Daniela Caparroz Cicconi, os resultados adquiridos no atelier com o Projeto “Tinta na Tela” são refletidos na sala de aula e no comportamento da criança. “Enriquece muito o vocabulário deles e a forma com que se expressam, a concentração, e a criatividade. Além dos cuidados com os materiais”, explicou.

Daniela destaca também o apoio dos pais e a comunidade ao redor da Unidade para o desenvolvimento do projeto. No fim de cada semestre, o Neim realiza uma exposição com as criações dos alunos. “Os pais têm muito respeito pelo que eles fazem, e é muito bom ver a valorização que eles dão aos trabalhos dos filhos”, conta.

Além disso, já foram realizadas excursões para estimular o contato e entendimento da arte, como a visita ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand (Masp) em São Paulo e aos artistas nas praias da Cidade.

“Eles ainda não compreendem a dimensão da arte, como o valor dos artistas, por exemplo, mas já reconhecem os tipos de material usados na pintura e até o nome dos artistas mais famosos, como a Tarsila de Amaral e o Romero Britto”, disse.

Segundo Lucília, o amadurecimento das crianças na arte, e o reconhecimento dos pais, além do resultado dos trabalhos expostos na parede do atelier, são a razão pela qual ela realiza o trabalho. “A recompensar é saber que cada um deles vai levar um pouco de arte para a vida”, conclui.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

Santos

Atenção Cineastas! 'Fábrica do Audiovisual' abre inscrições em Santos

Para participar, os alunos precisam ter mais de 18 anos e morar em Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter