X

Cotidiano

Cresce concorrência para vagas do Sisu disputadas pela Lei de Cotas

O balanço do ministério mostra que, pela Lei de Cotas, a relação é de 25 candidatos por vaga. Na ampla concorrência, a proporção é 23 por vaga

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/01/2014 às 18:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu, até o meio-dia de hoje (9), 2.124.416 inscrições, informa o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O número de candidatos que buscam vagas pela Lei Federal de Cotas cresceu e a disputa permanece mais acirrada que a dos candidatos da ampla concorrência. O balanço do ministério mostra que, pela Lei de Cotas, a relação é de 25 candidatos por vaga. Na ampla concorrência, a proporção é 23 por vaga. Ontem (8), o registro era de 22 candidatos por vaga na Lei de Cotas e 21 por uma, na ampla concorrência.

Nas ações afirmativas próprias das instituições de ensino, hoje são 24 inscritos concorrendo a cada vaga e ontem eram 21. A maioria (52,8%) dos inscritos no Sisu está na faixa etária entre 18 e 24 anos; 24,1% têm até 17 anos; 11,5% estão entre 25 e 30 anos e 11,6% têm mais de 30 anos.

Até o final da manhã de hoje, a Universidade Federal do Ceará (UFC), com mais de 211 mil inscritos, era a instituição mais procurada pelos candidatos. Em seguida, está a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 156 mil inscritos. Minas Gerais é o estado com maior número de inscritos, seguido de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

O Sisu recebeu, até o meio-dia de hoje (9), 2.124.416 inscrições (Foto: Divulgação)

Esta edição do Sisu tem 44% das vagas destinadas a ações afirmativas. Das 171 mil vagas ofertadas pelo programa, 37,4% são destinadas à Lei Federal de Cotas – que prevê para este ano o preenchimento de pelo menos 25% das vagas por estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Além disso, 6,5% são para ações afirmativas próprias das instituições.

Pode concorrer às vagas do Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou zero na redação. Na primeira edição deste ano, o sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.

As inscrições ficam abertas até as 23h59 de amanhã (10), no site do programa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter