O destaque da partida foi Neymar, que balançou as redes duas vezes / Raul Baretta/Santos FC
Continua depois da publicidade
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta terça-feira (4) um dado inédito: a lista dos sobrenomes mais comuns do Brasil, e o pódio é liderado por duas verdadeiras "potências" familiares: Silva e Santos, ambos sobrenomes do jogador Neymar.
Enquanto milhões de brasileiros se identificam com a lista, o jogador Neymar da Silva Santos Júnior mostrou que tem o DNA da nação em seu registro. O craque uniu os dois sobrenomes mais populares do país, gabaritando o topo da lista.
Continua depois da publicidade
O IBGE revelou que 17% da população brasileira carrega o sobrenome Silva, o mais comum, somando impressionantes 34 milhões de pessoas. Derivado do latim, Silva significa "selva" ou "floresta" e, historicamente, era atribuído a quem vivia em áreas de vegetação abundante.
Em segundo lugar está Santos, com 21,4 milhões de brasileiros (10,5% da população). O sobrenome é uma abreviação de Todos os Santos e era dado a quem nascia no Dia de Todos os Santos (1º de novembro), sendo popularmente adotado por convertidos ao cristianismo.
Continua depois da publicidade
O fato de Neymar carregar os dois sobrenomes mais populares em seu nome completo é uma coincidência divertida que reforça a brasilidade de seu registro civil. Mas, não para por aí!
Embora não lidere o ranking geral (que é dominado por Maria e José), o nome "Neymar" teve um pico de popularidade nos cartórios. O IBGE registrou que a maior parte das 2.443 pessoas chamadas Neymar nasceram no Brasil a partir de 2010, coincidindo com o auge da carreira do craque no Santos.