X

Cotidiano

Cracolândia: MP considera ilegais internações involuntárias de dependentes

De acordo com a legislação, a comunicação tem de ser feita em até 72 horas

Estadão Conteúdo

Publicado em 13/06/2022 às 22:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Região da cracolândia, no centro de São Paulo, em imagem de arquivo / Willian Moreira/Futura Press

O Ministério Público de São Paulo considera que as 23 internações involuntárias de dependentes químicos realizadas pela Prefeitura de São Paulo desde o dia 27 de abril são ilegais O órgão argumenta que o Hospital Municipal da Bela Vista não fez a comunicação oficial das internações, o que está previsto na lei federal que permite a internação sem a vontade dos usuários - apenas com o consentimento da família e o parecer médico.

De acordo com a legislação, a comunicação tem de ser feita em até 72 horas. "O hospital Bela Vista não cumpre a lei porque não informa as internações involuntárias. Se existirem realmente, essas internações são ilegais", diz Arthur Pinto Filho, promotor de Saúde Pública do MP/SP.

O promotor encaminhou ofício ao diretor do hospital para apurar a ilegalidade. Se for confirmada, o MP deverá instaurar um inquérito por dano coletivo.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, reconhece a falta de envio de dados, mas afirma que a situação será regularizada. "Até janeiro deste ano, o Hospital Bela Vista tinha cadastro para funcionamento como referência para covid-19. Com o arrefecimento da pandemia na cidade de São Paulo, o hospital foi devolvido para a população para ser um hospital geral. Para isso, foi necessário um recadastramento junto à Vigilância do Estado", diz o secretário.

"O Ministério Público não aceita a comunicação sem todos os documentos cadastrados. O hospital está funcionando, estamos providenciando o que o MP está pedindo. Assim que a documentação estiver pronta, vamos providenciar a comunicação desses pacientes para o Ministério Público. Não podemos deixar o paciente sem atendimento por conta de uma burocracia do serviço público", completa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter