X

Cotidiano

CPI da Exploração Infanto-Juvenil é iniciada na Alesp

O assunto foi denunciado pelo Diário do Litoral por intermédio de 15 reportagens da série intitulada Meninas do Centro

Da Reportagem

Publicado em 13/12/2018 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O reporter Carlos Ratton, autor da série, foi o primeiro a colaborar com a CPI sob a presidência do deputado estadual Paulo Corrêa / Divulgação/Alesp

Mesmo próximo do recesso parlamentar, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), instituída há 25 dias, que irá investigar exploração sexual infanto-juvenil no Centro de Santos, iniciou os trabalhos por intermédio da colaboração do repórter Carlos Ratton.

O assunto foi denunciado pelo Diário do Litoral (DL) por conta de 15 reportagens da série intitulada Meninas do Centro, em abril do ano passado.

As reportagens tiveram como ponto inicial as denúncias da conselheira tutelar Idalina Galdino Xavier, inconformada ao constatar a situação de meninas de 12 a 17 anos que, diariamente, vinham sendo exploradas sexualmente na área central e esquecida da Cidade. A situação foi detectada nas ruas dos bairros do Paquetá, Mercado, vilas Rica, Mathias, Nova e cercanias.

Ontem, na sede da Alesp, o deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (Patri), presidente da CPI, e os demais membros, assistiram a uma apresentação e receberam uma série de informações e reportagens, que serviram como ‘pontapé’ inicial para as investigações.

A CPI é composta também pela vice-presidente a deputada Maria Lucia Amary (PSDB) e o deputado Ed Thomas (PSB – relator). Também fazem parte Marcia Lia (PT), Lecy Brandão (PCdoB) e Wellington Moura (PRB). O objetivo de explanar melhor o assunto e mostrar onde estão as origens desse ­problema.

“Na primeira semana de fevereiro, faremos a segunda reunião da CPI, em que serão aprovados os requerimentos de convocação de mais pessoas para prestar depoimento. Um dos requerimentos visa convocar o próximo secretário estadual da Promoção Social para colocá-lo a par da CPI e saber quais as propostas do Governo do Estado para a questão”, afirmou Paulo Corrêa, minutos após a sessão.

O presidente da CPI revelou que os membros também aprovaram pedido de informações à Prefeitura de Santos sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público (MP), que obrigou a implantação do Núcleo Integrado de Articulação e Atendimento à Crianças e Adolescentes, que funciona dentro do Mercado Municipal de Santos.

O equipamento conta com um assistente social, um terapeuta, um oficial administrativo, um psicólogo e um orientador social e serve para atender crianças e adolescentes em situação de risco (exploração sexual) e vulnerabilidade social.

“Vamos checar com a  Prefeitura a operacionalidade do equipamento e pedir auxílio da Comissão Especial de Vereadores (CEV), ­instalada no Município em função do problema”, disse Corrêa, alertando que a CPI também vai averiguar a situação nas demais cidades da Baixada.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

Santos

Prêmios da Quina e da Lotofácil saem para Santos; saiba quanto e as lotéricas

Um apostador faturou sozinho o valor de R$ 43.299,00 na Quina

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter