X

Cotidiano

COVID já chega a casas de repouso de idosos e asilos

Os óbitos ocorreram entre 30 de março e 14 de abril e os idosos têm idades de 75 a 96 anos

Carlos Ratton

Publicado em 17/04/2020 às 09:00

Atualizado em 17/04/2020 às 20:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As mortes por decorrência da doença estão entre as 22 confirmadas até quinta (15) no Município, após resultados laboratoriais / Divulgação

A Prefeitura de Santos deve intensificar os cuidados nas casas de repouso e asilos de idosos da Cidade em função da pandemia de Coronavírus. Agora há pouco, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que houve seis óbitos na Beneficência Nipo Brasileira - Santos Kosei Home, na Avenida Campos Sales, 60/62, na Vila Nova. Eles estiveram internados em hospitais públicos e privados do Município e receberam resultados positivos para Covid-19.

As mortes por decorrência da doença estão entre as 22 confirmadas até quinta (15) no Município, após resultados laboratoriais. Os óbitos ocorreram entre 30 de março e 14 de abril e os idosos têm idades de 75 a 96 anos.

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devig), da Prefeitura de Santos, orientou no dia 20 de março – antes dos primeiros casos da doença na Cidade – todas as 53 instituições de longa permanência do idoso (ILPI), onde há 1.110 idosos – sobre as medidas preventivas necessárias para a proteção dos abrigados, público mais suscetível a complicações e óbitos pela doença. As orientações estão de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Entre as recomendações passadas: a necessidade de reforço das medidas de higiene para funcionários, visitantes e residentes; orientações de etiqueta respiratória; manutenção dos ambientes ventilados naturalmente (portas e/ou janelas abertas); restrição do uso compartilhado de utensílios (copos, xícaras etc) e procedimentos de higiene e desinfecção; evitar o acesso de funcionários com sintomas respiratórios; restrição ao acesso de visitantes e orientações sobre uso de máscaras pelos casos suspeitos e funcionários, entre outras.

Após informação de casos suspeitos de Covid-19 na instituição, a partir do primeiro óbito em 30 de março, representante da casa de repouso recebeu intimação no dia 2 de abril da Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) sobre procedimentos necessários a serem seguidas pela instituição, com destaque para o isolamento dos idosos sintomáticos e avaliação médica imediata, a partir do início dos sintomas; a remoção ao serviço de saúde em caso de agravamento; o afastamentos de funcionários com sintomas respiratórios, entre outras medidas, para evitar a proliferação do vírus na instituição.

VISTORIA - Diante do avanço de casos, uma vistoria foi realizada por fiscais da Sevisa na tarde desta quinta (16) na casa de repouso, para verificar o cumprimento dos procedimentos. No local, há 48 idosos abrigados, sendo que 20 deles estão com sintomas gripais leves – nenhum deles está acamado (todos em isolamento e com avaliação médica frequente). 

A Secretaria de Saúde de Santos forneceu kits para a coletas de amostras dos idosos sintomáticos para análise laboratorial, visando à confirmação ou descarte do diagnóstico de Covid-19. Pelas condições apresentadas pelos idosos, não há necessidade de remoção hospitalar neste momento. Caso seja precisa a remoção para serviço de saúde, a instituição deverá informar a Secretaria Municipal de Saúde imediatamente.

A casa de repouso apresentou certificado que comprova a desinfecção feita no imóvel. Os fiscais também reforçaram as orientações relativas aos cuidados dos profissionais de saúde que atuam no local e todas as informações passadas à direção constarão em intimação para a casa de repouso.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Suspeitos de lavagem de dinheiro para o PCC são presos em Praia Grande

Segundo investigações, o trio comandava um esquema de fraudes para lavar dinheiro do tráfico de drogas, utilizando imóveis e contas em bancos digitais

Esportes

O futebol continua! Veja os campeonatos que não terão paralisação

Times gaúchos estão envolvidos nos principais torneio do futebol brasil

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter