Cotidiano

COVID já chega a casas de repouso de idosos e asilos

Os óbitos ocorreram entre 30 de março e 14 de abril e os idosos têm idades de 75 a 96 anos

Carlos Ratton

Publicado em 17/04/2020 às 09:00

Atualizado em 17/04/2020 às 20:29

Compartilhe:

As mortes por decorrência da doença estão entre as 22 confirmadas até quinta (15) no Município, após resultados laboratoriais / Divulgação

A Prefeitura de Santos deve intensificar os cuidados nas casas de repouso e asilos de idosos da Cidade em função da pandemia de Coronavírus. Agora há pouco, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que houve seis óbitos na Beneficência Nipo Brasileira - Santos Kosei Home, na Avenida Campos Sales, 60/62, na Vila Nova. Eles estiveram internados em hospitais públicos e privados do Município e receberam resultados positivos para Covid-19.

As mortes por decorrência da doença estão entre as 22 confirmadas até quinta (15) no Município, após resultados laboratoriais. Os óbitos ocorreram entre 30 de março e 14 de abril e os idosos têm idades de 75 a 96 anos.

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devig), da Prefeitura de Santos, orientou no dia 20 de março – antes dos primeiros casos da doença na Cidade – todas as 53 instituições de longa permanência do idoso (ILPI), onde há 1.110 idosos – sobre as medidas preventivas necessárias para a proteção dos abrigados, público mais suscetível a complicações e óbitos pela doença. As orientações estão de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Entre as recomendações passadas: a necessidade de reforço das medidas de higiene para funcionários, visitantes e residentes; orientações de etiqueta respiratória; manutenção dos ambientes ventilados naturalmente (portas e/ou janelas abertas); restrição do uso compartilhado de utensílios (copos, xícaras etc) e procedimentos de higiene e desinfecção; evitar o acesso de funcionários com sintomas respiratórios; restrição ao acesso de visitantes e orientações sobre uso de máscaras pelos casos suspeitos e funcionários, entre outras.

Após informação de casos suspeitos de Covid-19 na instituição, a partir do primeiro óbito em 30 de março, representante da casa de repouso recebeu intimação no dia 2 de abril da Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) sobre procedimentos necessários a serem seguidas pela instituição, com destaque para o isolamento dos idosos sintomáticos e avaliação médica imediata, a partir do início dos sintomas; a remoção ao serviço de saúde em caso de agravamento; o afastamentos de funcionários com sintomas respiratórios, entre outras medidas, para evitar a proliferação do vírus na instituição.

VISTORIA - Diante do avanço de casos, uma vistoria foi realizada por fiscais da Sevisa na tarde desta quinta (16) na casa de repouso, para verificar o cumprimento dos procedimentos. No local, há 48 idosos abrigados, sendo que 20 deles estão com sintomas gripais leves – nenhum deles está acamado (todos em isolamento e com avaliação médica frequente). 

A Secretaria de Saúde de Santos forneceu kits para a coletas de amostras dos idosos sintomáticos para análise laboratorial, visando à confirmação ou descarte do diagnóstico de Covid-19. Pelas condições apresentadas pelos idosos, não há necessidade de remoção hospitalar neste momento. Caso seja precisa a remoção para serviço de saúde, a instituição deverá informar a Secretaria Municipal de Saúde imediatamente.

A casa de repouso apresentou certificado que comprova a desinfecção feita no imóvel. Os fiscais também reforçaram as orientações relativas aos cuidados dos profissionais de saúde que atuam no local e todas as informações passadas à direção constarão em intimação para a casa de repouso.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter