Cotidiano

Correios lançam selos especiais em Belém para eternizar a COP30

Série de cinco selos eterniza o evento climático na Amazônia, celebrando saberes ancestrais, práticas ribeirinhas e o compromisso brasileiro

Giovanna Camiotto

Publicado em 14/11/2025 às 15:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Cada selo representa um eixo central das discussões da COP 30 / Divulgação

Continua depois da publicidade

Os Correios apresentaram na quinta-feira (13) a uma série de selos especiais com a temática de COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima", realizada em Belém, no Pará.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa, que foi apresentada no Pavilhão Brasil, busca eternizar o evento e o compromisso nacional com a sustentabilidade. A série é composta por cinco selos que traduzem visualmente a transição ecológica justa no Brasil.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Beer Zone: grupo transforma clima sério da COP30 em motivo de festa cultural

• Quarto dia de COP30 teve foco principal em questões de justiça e saúde climática

• Brasil lança plano inédito para proteger sistemas de saúde da crise climática na COP30

Cada selo representa um eixo central das discussões, como Laboratório Ancestral, Inovação Ribeirinha, Mutirão Global, Ventos que Semeiam e Justiça Climática Urbana.

As ilustrações combinam técnicas artesanais e digitais para retratar a vasta diversidade de saberes, tecnologias e práticas territoriais brasileiras voltadas para a construção de um futuro sustentável.

Continua depois da publicidade

Lançamento memorável

Hilton Rogério Cardoso, diretor de Negócios dos Correios, destacou o valor simbólico da emissão. "Os selos eternizam momentos que marcam a história das pessoas. Com essa emissão, que faz referência aos conhecimentos ancestrais dos povos originários, a empresa vai registrar a realização da primeira COP no Brasil, na Amazônia," afirmou.

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), João Paulo Capobianco, parabenizou a iniciativa, chamando a homenagem de "um grande gol para o Brasil".

Já o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, que recebeu os selos antecipadamente, enfatizou que eles marcam a importância do evento para a comunidade internacional.

Continua depois da publicidade

A ilustradora Mari Carvalho, da Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP), que desenvolveu as artes, também participou da solenidade.

Onde encontrar?

Os selos da Emissão Postal Especial COP30 já estão disponíveis para compra no site dos Correios e nas principais agências do país.

Além desta série, os Correios lançaram emissões dedicadas à Itaipu Binacional e ao Instituto Terra, reforçando a temática ambiental na conferência.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software