Corpo em forma: sem suar, não ganha

Profissionais afirmam que exercícios físicos, sessões de drenagem linfática e dieta equilibrada podem deixar um corpo em forma a curto prazo

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03 FEV 201321h49

A poucos dias do início da estação mais esperada do ano, muita gente começa a se aquecer em busca de uma boa forma física. Na época mais quente do ano quando mulheres e homens querem ver e ser vistos, nada como poder desfilar com aquelas roupas fresquinhas da estação ou exibir um belo corpo nas praias.

Profissionais afirmam que ainda dá tempo de malhar o corpo ou aderir a uma sessão de massagens para exibir o tão sonhado “corpinho passeio” no Verão. Segundo o professor de Educação Física de uma conceituada academia de Santos, Marcelo Ferreira, a maioria das pessoas, principalmente, as sedentárias, procura as academias para entrar em forma para o Verão, no Verão. “As pessoas querem emagrecer”, mas Marcelo afirma que as pessoas devem fazer exercícios para perder peso e aumentar massa muscular.

O professor explica que no processo de emagrecimento grande parte da perda é de massa muscular, e por isso, é preciso recuperar a massa perdida adotando uma dieta que inclua carboidratos, proteínas e vitaminas.

Marcelo recomenda aos sedentários que procuram as academias iniciarem a atividade física com caminhada e musculação, mas ressalta que a definição das modalidades de exercício é diferente para cada pessoa.

Na academia a pessoa é submetida às avaliações de sua resistência cardiorespiratória, flexibilidade, força/resistência muscular e o percentual de gordura. Após as avaliações é que são indicados os exercícios adequados às necessidades e às limitações de cada um, para garantir uma boa forma, mas com saúde e sem sobrecarregar as articulações.

No período de um mês já é possível observar resultados significativos, desde que a pessoa mantenha uma disciplina, de acordo com Marcelo. Ele afirma que a alimentação responde por 80% do processo de emagrecimento.

Marcelo explica que o ideal para quem está praticando atividade física pela primeira vez ou voltando a praticar após um período de sedentarismo é freqüentar sessões de 45 minutos cada, três vezes por semana.

Já para a manutenção, o professor recomenda três sessões de 60 minutos cada de exercícios de musculação para força e resistência, alongamento para flexibilidade e aeróbios como natação, bike indoor (Spinning) e corrida para resistência cardiorespiratória.   

Além dos benefícios à estética, os exercícios físicos previnem uma série de patologias como hipertensão, diabetes, atrites, artroses, etc. “Durante a atividade física, o organismo libera endorfina que provoca sensação de bem-estar, e a pessoa tem mais disposição física e mental”. De acordo com Marcelo, academias cobram mensalidades a partir de R$ 70, em Santos.