Governo SP

Corpo de Niemeyer é velado no Palácio do Planalto

Velório do arquiteto foi aberto ao público das 16h às 20h. Niemeyer morreu às 21h55 desta quarta-feira em decorrência de uma infecção respiratória.

Comentar
Compartilhar
06 DEZ 201220h55

O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer, que faleceu na noite desta quarta-feira (5) no Rio de Janeiro, chegou a Brasília às 14h18 desta quinta (6), em um avião da Presidência da República. Após seguir em carro aberto, será velado no Palácio do Planalto entre 15h e 20h. Na primeira hora, o velório será aberto apenas a autoridades e jornalistas. A partir das 16h, o público poderá se despedir do arquiteto.

O corpo segue do Aeroporto Juscelino Kubitschek ao Palácio do Planalto acompanhados pelos Dragões da Independência, guarda presidencial, até a rampa de subida do palácio.
 
Niemeyer morreu às 21h55 desta quarta-feira em decorrência de uma infecção respiratória. Ele estava internado desde 2 de novembro no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio. O corpo de Oscar Niemeyer foi embalsamado e deixou a Santa Casa de Misericórdia de Inhaúma, no subúrbio do Rio, pouco antes das 13h desta quinta. Após a celebração de uma missa para familiares e amigos no Hospital Samaritano, foi levado ao Aeroporto Santos Dumont, onde embarcou em avião presidencial rumo a Brasília.
 
De acordo com a assessoria do Planalto, a própria presidente Dilma Rousseff telefonou para a família do arquiteto e ofereceu as dependências do palácio para a realização do velório. O Palácio do Planalto foi inaugurado em 21 de abril de 1960, construído a partir de projeto de Niemeyer.
 
Nesta quinta à noite, o corpo retorna ao Rio, e ficará no Palácio da Cidade. O enterro está marcado para sexta-feira (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo. A família ainda não divulgou o horário da cerimônia.
 
.Niemeyer morreu na noite desta quarta-feira (5) no Hospital Samaritano, no Rio (Foto: Divulgação)

Colunas

Contraponto