X

Cotidiano

Copiloto alemão forçou descida intencional de avião da Germanwings

De acordo com o promotor francês responsável pelas investigações, Brice Robin, o copiloto, Andreas Lubitz, de 28 anos, aparentemente tinha "intenção de destruir o avião"

Publicado em 26/03/2015 às 10:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O copiloto do voo 4U9525 da Germanwings, que caiu terça-feira nos Alpes da França deixando 150 mortos, forçou intencionalmente a descida do avião enquanto mantinha o comandante do avião trancado do lado de fora da cabine, afirmou nesta quinta-feira, 26, o promotor francês Brice Robin, responsável pelas investigações do caso.

De acordo com Robin, o copiloto, Andreas Lubitz, de 28 anos, aparentemente tinha "intenção de destruir o avião". Depois que o comandante deixou a cabine, provavelmente para ir ao banheiro, Lubitz iniciou a descida "manual e intencional" do avião em direção ao Alpes franceses. As informações são provenientes das primeiras análises feitas na gravação de áudio da cabine recuperadas da caixa-preta do Airbus A320.

Até o momento, as autoridades não acharam evidências que liguem Lubitz, que era alemão, a atividades terroristas. "Não há motivos para suspeitar de um ataque terrorista."O promotor se recusou a fornecer informações sobre a religião ou a origem étnica de Lubitz. "Eu não acho que isso seja o que devemos observar", afirmou. Robin disse também que autoridades da Alemanha assumiram as investigações sobre o copiloto.

Um funcionário do alto escalão de segurança da Alemanha afirmou "não haver indício de qualquer tipo de plano de fundo terrorista" na queda do avião da Germanwings. De acordo com o ministro de Interior da Alemanha, Thomas de Maiziere, as autoridades pesquisaram sobre os pilotos do avião nos bancos de dados de inteligência e da polícia no dia da queda. Maiziere disse também que a Lufthansa faz verificações de rotina a esse respeito e não tinha nenhum indício sobre Lubitz.

"A cabine estava absolutamente em silêncio nos momentos finais", afirmou o promotor, destacando que a respiração do copiloto estava normal até o momento do impacto, praticamente descartando a hipótese de que ele possa ter perdido a consciência. O responsável pelas investigações da queda do Airbus, que afirmou não ter ouvido ele próprio ouvido as gravações da caixa-preta, disse também que nos momentos finais é possível ouvir alarmes na cabine do avião, batidas fortes na porta da cabine e os gritos dos passageiros.

Colegas. Na cidade alemã de Montabaur, colegas do Lubitz disseram que ele não mostrava sinais de depressão quando renovou uma de sua licença de pilotagem no último outono. "Ele estava feliz com o trabalho na Germanwings, no qual estava se saindo bem", afirmou o membro do club de voo livre do qual Lubitz fazia parte, Peter Ruecker. "Ele exalava bons sentimentos."

Lubitz obteve sua licença para pilotar planadores durante a adolescência entrou no programa de treinamento de pilotos da Lufthansa depois de concluir uma difícil escola preparatória, disse Ruecker, que descreveu o colega como um jovem "bastante tranquilo, mas amigável".

Oficialmente, a Lufthansa ainda não identificou o comandante e o copiloto do voo 4U9525, que seguia de Barcelona, na Espanha, para Dusseldorf, na Alemanha. A empresa disse, no entanto, que o copiloto tinha 630 horas de voo e foi contratado em setembro de 2013. Já o comandante do avião tinha mais de 6 mil horas de voo e estava na Germanwings desde maio. Antes ele havia pilotado para a própria Lufthansa e para a Condor.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter