X

Cotidiano

Controladoria de Guarujá é citada como referência nacional de boas práticas, em Brasília

A cidade está em destaque na pesquisa nacional sobre boa utilização dos recursos públicos; a divulgação ocorreu no I Seminário de Boas Práticas em Contratações Públicas, realizado pela Câmara Federal dos Deputados, em Brasília no final de 2014

Publicado em 07/05/2015 às 15:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Controladoria de Guarujá é referência nacional de boas práticas na gestão pública. A indicação aparece na pesquisa feita pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), sobre as boas práticas em contratações públicas e foi apresentada durante o I Seminário de Boas Práticas em Contratações Públicas, realizado pela Câmara dos Deputados Federais, em Brasília no final do ano passado.

Durante o seminário, foi apresentado o resultado consolidado da pesquisa, onde a Prefeitura de Guarujá está entre as 100 melhores práticas, nas categorias Mitigação de Fraudes e Eficiência no Processo de Contratação, com a criação do Manual de Compras Públicas, idealizado pela Controladoria. A ferramenta de gestão foi criada para orientar, garantir a eficiência e a lisura das compras públicas.

De acordo com o controlador adjunto do Município, Zaqueu Elias da Silva Ferreira, a pesquisa elencou apenas as 12 melhores experiências de sucesso na administração pública nacional. Entre elas, Guarujá foi relacionada.

“Nosso Município já aparecia entre as melhores práticas quando idealizou e criou o Manual de Compras. Agora fomos relacionados pela criação da figura do gestor descentralizado por secretarias, delimitando competências, autonomia e continuidade gerencial”, explicou o secretário.

A experiência de sucesso e referência da Controladoria de Guarujá é reafirmada a cada visita de servidores de outras prefeituras. Já estiveram na Cidade representantes de Ribeirão Pires, Bertioga, Tietê, Atibaia e Suzano.

“Estamos ecoando nossas ações em diversos lugares e constantemente temos solicitações de técnicos de outras cidades que desejam adquirir conhecimento para instalar o órgão em suas regiões”, reitera Zaqueu Elias da Silva Ferreira.

A apresentação do Seminário, com todo o material relacionado realizado na Câmara dos Deputados, com todo o material relacionado à matéria, encontra-se no site da Controladoria Geral do município: http://controle-interno.webnode.com ou www.guaruja.sp.gov.br no link serviços online – controle interno.

Criada em fevereiro de 2011, a Controladoria Geral do Município possui as seguintes prerrogativas constitucionais: fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Poder Executivo Municipal, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pela Câmara dos Vereadores, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada poder, conforme art. 31 da Constituição Federal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter