X
Cotidiano

Contribuintes podem fazer doações a programas de atendimento a crianças

Até o final de abril, qualquer pessoa que faça a declaração no modelo completo apenas, pode ajudar destinando 3% do montante a ser pago

Para muitas pessoas, esta época do ano não é das mais esperadas por conta de um motivo apenas: a declaração do Imposto de Renda. Mas é neste momento que entidades municipais dedicadas a jovens e crianças têm a oportunidade para garantir verba para seus projetos através de doações feitas no IR para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), órgão de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura de Santos.

Até o final de abril, qualquer pessoa que faça a declaração no modelo completo apenas, pode ajudar destinando 3% do montante a ser pago para projetos de cunho educacional, esportivo, profissionalizante, de assistência social e cultural através do programa Destinação Criança.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, apesar de ser uma forma de doação ainda recente,  em vigor a partir de 2012, os resultados são bem animadores, como o mostrado no ano passado, quando cerca de 25% do montante arrecadado pelo FMDCA, ou seja R$ 294.730,70, veio através dessas doações. "Em um ano, de 2016 para 2017, tivemos aumento de 43% nas contribuições desta natureza, refletindo em um aumento de quase 90% nas doações totais através do Destinação Criança, nesse período", afirma Flávio Jordão, titular da secretaria.

Como doar

Para doar enquanto preenche a declaração de IR, basta acessar a aba Resumo da Declaração, do programa IRPF e depois clicar no item Doações Diretamente na Declaração - ECA. Nesse tópico, o interessado pode doar para fundos nacional, distrital, estaduais e municipais da criança e do adolescente. Uma vez aberto o item Doações Diretamente na Declaração – ECA, deve-se apertar o botão Novo e, automaticamente, aparecerá a tela para preenchimento dos dados da doação.

O próprio programa calcula o valor referente aos 3%. Para quem tem valores a restituir, não há ônus algum, pois, posteriormente, o valor doado é totalmente devolvido pela Receita Federal, corrigido pela taxa Selic.

Se houver dúvida na hora de preencher a declaração quanto a doação direta, o passo a passo pode ser consultado no site http://www.santos.sp.gov.br/cmdca/  ou pelo telefone 3202-1900.

Projetos já beneficiados em santos

Culturando - Cultura, Esporte e Cidadania ao alcance das crianças e adolescentes - Associação Beneficente Mãos Entrelaçadas

Bem na Foto: Vitae Domini - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social

Colibri - Entrelaçando Escola e Comunidade, da União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas

Porto de Ideias - Secretaria Municipal de Cultura

Capacitação Criativa - Secretaria de Desenvolvimento Social

Anchieta Social - Fundação Settaport.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Golfinho é encontrado morto na orla de Praia Grande

Mamífero foi encontrado em avançado estado de decomposição por um pescador, que acionou as autoridades

Polícia

Câmera registra 1º caso de PMs de SP matando suspeito desarmado

Existem ainda outros dois casos semelhantes em andamento sendo analisados, mas ainda sem conclusão

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software