Contribuintes podem fazer doações a programas de atendimento a crianças

Até o final de abril, qualquer pessoa que faça a declaração no modelo completo apenas, pode ajudar destinando 3% do montante a ser pago

Comentar
Compartilhar
27 MAR 2018Por Da Reportagem20h50

Para muitas pessoas, esta época do ano não é das mais esperadas por conta de um motivo apenas: a declaração do Imposto de Renda. Mas é neste momento que entidades municipais dedicadas a jovens e crianças têm a oportunidade para garantir verba para seus projetos através de doações feitas no IR para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), órgão de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura de Santos.

Até o final de abril, qualquer pessoa que faça a declaração no modelo completo apenas, pode ajudar destinando 3% do montante a ser pago para projetos de cunho educacional, esportivo, profissionalizante, de assistência social e cultural através do programa Destinação Criança.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, apesar de ser uma forma de doação ainda recente,  em vigor a partir de 2012, os resultados são bem animadores, como o mostrado no ano passado, quando cerca de 25% do montante arrecadado pelo FMDCA, ou seja R$ 294.730,70, veio através dessas doações. "Em um ano, de 2016 para 2017, tivemos aumento de 43% nas contribuições desta natureza, refletindo em um aumento de quase 90% nas doações totais através do Destinação Criança, nesse período", afirma Flávio Jordão, titular da secretaria.

Como doar

Para doar enquanto preenche a declaração de IR, basta acessar a aba Resumo da Declaração, do programa IRPF e depois clicar no item Doações Diretamente na Declaração - ECA. Nesse tópico, o interessado pode doar para fundos nacional, distrital, estaduais e municipais da criança e do adolescente. Uma vez aberto o item Doações Diretamente na Declaração – ECA, deve-se apertar o botão Novo e, automaticamente, aparecerá a tela para preenchimento dos dados da doação.

O próprio programa calcula o valor referente aos 3%. Para quem tem valores a restituir, não há ônus algum, pois, posteriormente, o valor doado é totalmente devolvido pela Receita Federal, corrigido pela taxa Selic.

Se houver dúvida na hora de preencher a declaração quanto a doação direta, o passo a passo pode ser consultado no site http://www.santos.sp.gov.br/cmdca/  ou pelo telefone 3202-1900.

Projetos já beneficiados em santos

Culturando - Cultura, Esporte e Cidadania ao alcance das crianças e adolescentes - Associação Beneficente Mãos Entrelaçadas

Bem na Foto: Vitae Domini - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social

Colibri - Entrelaçando Escola e Comunidade, da União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas

Porto de Ideias - Secretaria Municipal de Cultura

Capacitação Criativa - Secretaria de Desenvolvimento Social

Anchieta Social - Fundação Settaport.