X

Cotidiano

Contas de Maria Antonieta são reprovadas pela Câmara de Guarujá

A ex-prefeita tentou convencer os vereadores sobre os feitos de 2010, mas convenceu somente dois

Da Reportagem

Publicado em 12/04/2017 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Durante a sessão, alguns munícipes levaram melancias, uma alusão à CPI que investigava a merenda escolar durante sua gestão / Divulgação

Por 14 votos a dois, as contas do ano de 2010, da ex-prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB), foram reprovadas ontem à noite pela Câmara de Guarujá. Elas tinham sido aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Antes da votação, Maria Antonieta falou aos vereadores por uma hora, tentando convencê-los do contrário.

Paralelamente, durante o mesmo tempo, a ex-prefeita permaneceu na tribuna sendo hostilizada pelos munícipes que estavam nas galerias da Casa.

Alguns levaram melancias – uma alusão à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigava a merenda escolar, conhecida como CPI da Melancia, fruta comprada por 30,00 a unidade em seu governo.

Maria Antonieta conseguiu convencer apenas os vereadores de seu partido Joel Agostinho de Jesus e Luciano de Moraes Rocha.

Agora, a Câmara irá preparar e expedirá o decreto legislativo de reprovação de contas, que será encaminhado para o TCE-SP e, posteriormente, para o Tribunal Regional Eleitoral SP (TRE).

Vale lembrar que, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2016, compete às câmaras de vereadores, por maioria de dois terços dos votos, o julgamento definitivo das contas públicas dos prefeitos, limitando-se à assessoria técnica a função dos conselhos ou tribunais de contas respectivos.

Com isso, os prefeitos com contas rejeitadas podem se tornar  inelegíveis com base na Lei da Ficha Limpa.

Prefeita

Poucos minutos depois de saber o resultado da votação, ao Diário, a prefeita disse, em nota enviada por sua Assessoria, que pela primeira vez um prefeito tem suas contas com sucessivos pareceres favoráveis do TCE rejeitadas.

“Dos oito anos de minha gestão, seis contas  já foram apreciadas pelo TCE e todas tiveram pareceres favoráveis. Esta Casa já aprovou as contas de 2009 e a comissão de vereadores que analisou o posicionamento do TCE emitiu parecer favorável. O julgamento aqui é político. O TCE é um órgão sério, criterioso, que analisa in loco e reconheceu a lisura com que tratamos o erário público”, disse a ex-prefeita.

Confusão

A sessão de ontem foi tumultuada do começo ao fim. Muita confusão ocorreu nos corredores da Casa e nas galerias, obrigando a direção do Legislativo a pedir reforço da Guarda Municipal para conter os manifestantes mais ansiosos.  

Durante dias, a ex-prefeita Maria Antonieta  esteve visitando individualmente os vereadores da  Casa, atitude que também ocorreu horas antes da sessão de ontem.

Ainda na nota de ontem, Antonieta disse que fez sua defesa “porque fui eleita pelo povo e para o meio do povo eu voltei porque sou uma educadora, idealista. Nunca me acovardei. Se tem uma coisa que posso dizer que sou é resiliente. É na luta que a gente se fortalece”, finalizou  a ex-prefeita de Guarujá.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter