X

Cotidiano

Consumo de energia cresce 1,1% em janeiro ante janeiro de 2014, diz EPE

O resultado foi puxado para cima pelo aumento de 6,1% no consumo da classe residencial e de 4,1% na classe comercial

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 27/02/2015 às 18:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O consumo de energia elétrica na rede atingiu 40.660 GWh em janeiro, o que representa uma expansão de 1,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi puxado para cima pelo aumento de 6,1% no consumo da classe residencial e de 4,1% na classe comercial, conforme dados divulgados nesta sexta-feira 27, pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A demanda da indústria, por outro lado, encolheu 4,7% em igual base comparativa e atingiu apenas 13.822 GWh, o pior resultado para meses de janeiro desde 2010. A EPE ressalta que o setor continua a apresentar tendência de queda registrada desde o segundo trimestre do ano passado, afetada pelos fracos dados operacionais de setores como a indústria de alumínio, automobilística e de químicos.

"O panorama de janeiro é o mesmo dos últimos meses, com performance negativa do consumo industrial e alta do consumo na baixa tensão, notadamente residências e serviços", destacou a EPE. "Contudo a variação do consumo residencial acumulada em 12 meses vem caindo progressivamente desde março do ano passado, sugerindo uma tendência de ajuste desse consumo", complementou a EPE em Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.

O consumo de energia cresceu 1,1% em janeiro ante janeiro de 2014 (Foto: Divulgação)

Os dados dos últimos 12 meses apontam uma expansão de 1,9% no consumo elétrico, puxado por uma alta de 7% da classe comercial. O segmento residencial cresce 5,6%, na comparação com 12 meses encerrados no período imediatamente anterior. O consumo da indústria encolheu 4% no período, enquanto a categoria Outros tem alta de 4,9%.

O resultado da classe residencial continua a ser puxado pelas temperaturas mais elevadas. Esta é a explicação dada pela EPE para justificar o aumento de 6,1% no consumo residencial de janeiro, na comparação anualizada. Outro fator, segundo a EPE, é o chamado "efeito calendário", ou seja, o maior número de dias úteis no início deste ano em igual base comparação. O efeito, neste caso, explicaria uma expansão de cerca de 1 ponto porcentual. As mesmas condições também explicam o aumento da demanda da classe comercial.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter