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Cotidiano

Consumidor deve cadastrar no Serasa o extravio de documentos ocorrido no feriado

Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de o cidadão sofrer na mão de golpistas

Publicado em 22/04/2014 às 11:37

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A cada 15,8 segundos um criminoso tenta aplicar um golpe utilizando indevidamente dados pessoais de um consumidor. A informação é do último levantamento do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. Para evitar ser a próxima vítima, o cidadão que teve documentos roubados, perdidos ou extraviados durante o feriado prolongado de Sexta Feira Santa a Tiradentes (18 a 21 de abril) deve cadastrar gratuitamente um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian. A ação ajuda a diminuir o risco de o cidadão ser lesado pelo golpe conhecido como fraude de identidade. O procedimento não descarta a necessidade da realização do Boletim de Ocorrência (B.O).

As quadrilhas especializadas em roubo de identidade manipulam dados pessoais de vários consumidores para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer negócios apresentando-se com identidade falsa. Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de o cidadão se tornar vítima de uma fraude. A inclusão do alerta no serviço da Serasa Experian permite que as informações sejam disponibilizadas imediatamente a todos os clientes da empresa no país. O aviso de documentos roubados ficará no sistema de consultas por dez dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar, dentro desse prazo, o BO e uma declaração formal à Serasa Experian. Já os cheques ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para que o correntista avise o banco, faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques.

A cada 15,8 segundos um criminoso tenta aplicar um golpe utilizando indevidamente dados pessoais de um consumidor (Foto: Divulgação)

Procedimento

O consumidor faz o registro do extravio ou roubo dos documentos (como Registro Geral, o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor) e folhas de cheques pela Internet, no link: www.serasaconsumidor.com.br/servicos/documentos-e-cheques-roubados ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor (11) 3373 7272, que funciona nos sete dias da semana, das 8h às 20h. Se alguém já teve no passado algum documento extraviado e ainda não registrou as informações, também pode realizar o cadastro.

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