Cotidiano

Construção do túnel entre Santos e Guarujá gera mil novas vagas de emprego

Pré-seleção será realizada na quinta (18/9) e sexta-feira (19/9), das 9h às 16h, no Ginásio Guaibê, na Avenida Santos Dumont, nº 420, bairro Santo Antônio

Leonardo Sandre

Publicado em 13/09/2025 às 21:30

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As obras do Túnel Santos-Guarujá estão previstas para começar no último mês deste ano / Divulgação/GovernoSP

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Com as obras do túnel imerso entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, a prefeitura de Guarujá anunciou a abertura de 1.000 novas vagas de emprego. A previsão é que os selecionados sejam contratados a partir de novembro.

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As oportunidades estão divididas entre 600 vagas para pedreiros de alvenaria e outras 400 para auxiliares de serviços gerais com experiência. A pré-seleção será realizada na quinta (18/9) e sexta-feira (19/9), das 9h às 16h, no Ginásio Guaibê, na Avenida Santos Dumont, nº 420, bairro Santo Antônio.

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Os candidatos devem comparecer com uma cópia do RG, comprovante de residência e o currículo.

Seleção

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep) será a responsável pelo recolhimento e encaminhamento dos documentos à empresa de recursos humanos contratada pela Mota-Engil, empreiteira portuguesa que venceu a licitação para a construção, operação e manutenção do túnel imerso.

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O canteiro de obras irá ficar no Distrito de Vicente de Carvalho. O local ainda será definido pela empresa.

Detalhes das obras

As obras do Túnel Santos-Guarujá estão previstas para começar no último mês deste ano, com previsão para conclusão em até cinco anos. O investimento total é de R$ 6,8 bilhões, sendo R$ 1,78 bilhão, oriundos da empresa portuguesa. O contrato tem duração de 30 anos.

Os governos estadual e federal, com investimento de R$ 5,14 bilhões na estrutura, custearam o restante do projeto, que terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos.

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O túnel vai contar com três faixas por sentido e espaços para passagens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de áreas para pedestres e ciclistas. Assim, a ligação seca deve se tornar a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

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