Após o procedimento, é fundamental o acompanhamento médico contínuo e a adoção de novos hábitos / Pixabay
Continua depois da publicidade
A saúde brasileira passa por uma mudança importante a partir de 2026. O Conselho Federal de Medicina (CFM) alterou as regras básicas sobre a cirurgia bariátrica e metabólica. A informação foi publicada originalmente pelo Jornal da USP.
Com a nova norma, adolescentes a partir dos 14 anos com obesidade grave passam a poder realizar o procedimento médico. No entanto, a autorização exige o cumprimento de uma série de critérios clínicos rigorosos.
Continua depois da publicidade
Em resumo, a cirurgia só é válida para jovens com índice de massa corporal (IMC) acima de 40, ou com IMC entre 35 e 40 associado a comorbidades.
A cirurgia bariátrica é indicada para pessoas com obesidade grave e auxilia na perda de peso ao reduzir o tamanho do estômago e, em alguns casos, a absorção dos alimentos. Com isso, o paciente passa a consumir menores quantidades de comida e perde peso de forma mais eficaz.
Continua depois da publicidade
Após o procedimento, é fundamental o acompanhamento médico contínuo e a adoção de novos hábitos, como alimentação equilibrada e cuidados constantes com a saúde, para garantir bons resultados e evitar complicações.