X

Cotidiano

Consciência Negra é tema de atividades gratuitas no Museu do Café

As ações acontecerão nos dias 17 e 20 de novembro e visam promover vivências culturais relacionadas ao assunto

Da Reportagem

Publicado em 12/11/2019 às 20:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Começando no domingo (17), a programação será inaugurada com roda de conversa / Divulgação/PMS

Com o intuito de destacar o tema e proporcionar experiências voltadas ao Dia da Consciência Negra, o Museu do Café – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – promoverá atrações gratuitas em 17 e 20 de novembro, que visam ressaltar aspectos como a música e o artesanato ligado às tradições e costumes africanos.

Começando no domingo (17), a programação será inaugurada com a roda de conversa “A história da música popular brasileira”, que abordará a contribuição dos escravos para o Brasil e Portugal nesse contexto, realçando a relação entre os estilos Lundu, Umbigada, Fado e Samba. A atividade está marcada para às 15h e os interessados devem realizar a inscrição por meio do e-mail [email protected] (vagas limitadas).

Já na própria data da comemoração, dia 20, é a vez da oficina “Arte-Ylê: Carimbos Adinkra”. Também às 15h, os participantes conhecerão técnicas introdutórias à confecção de carimbos artesanais contendo grafismos estilizados, que remetem a ideográficos dos povos acã, grupo linguístico da África Ocidental. As figuras – mais de 90 – se baseiam em animais, plantas, corpos celestiais, o corpo humano, objetos feitos pelo ser humano ou formas abstratas. Para essa ação, o público deve reservar uma vaga entrando em contanto pelo [email protected] (vagas limitadas)..

Serviços

Roda de conversa “A história da música popular brasileira”
17/11 | DOM | 15H
Inscrições prévias: [email protected]

Oficina “Arte-Ylê: Carimbos Adinkra”
20/11 | QUA | 15H
Inscrições prévias: [email protected]

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Polícia

Criminosos furtam R$ 15 mil em salas de prédio comercial no Gonzaga, em Santos

Segundo o boletim, pelo menos outras duas salas foram invadidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter