Cotidiano
Filho único, ele acompanhou a mãe durante todo o período de tratamento, conciliando os compromissos da carreira musical com os cuidados à família e à namorada
A luta da mãe contra o câncer teve um profundo impacto sobre Francisco, que mudou radicalmente seus hábitos. Ele emagreceu 35 kg e adotou um novo estilo de vida / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
Neste domingo (20), morreu a cantora Preta Gil, aos 50 anos, em decorrência de um câncer no intestino. Ela deixou um único filho: Francisco Gil, de 30 anos. Herdeiro da artista, ele acompanhou a mãe durante todo o período de tratamento, conciliando os compromissos da carreira musical com os cuidados à família e à namorada. Francisco também é pai de Sol Maria, de 9 anos.
Filho do ator Otávio Muller, de 59 anos, Francisco segue os passos da família musical e integra o trio Os Gilsons, ao lado do tio José Gil e do primo João Gil, todos descendentes de Gilberto Gil. O nome do grupo é uma homenagem à linhagem familiar e à sonoridade herdada do patriarca, unindo o sobrenome "Gil" ao termo inglês "sons" (filhos).
Continua depois da publicidade
Os Gilsons vêm se destacando como um dos principais representantes da nova geração da MPB. Misturam pop, ritmos afro-baianos e beats contemporâneos, sempre com o swing característico da família Gil. O primeiro sucesso do trio, “Várias Queixas” — releitura de um clássico do Olodum — ultrapassou 70 milhões de reproduções no Spotify desde seu lançamento em 2019.
O repertório do grupo inclui ainda faixas do álbum mais recente, Pra Gente Acordar, como “Proposta” e “Vem de Lá”, além de parcerias como “Índia” (com Júlia Mestre), “Devagarinho” (com Mariana Volker), “Besteira” (com o duo Yoún) e “Algum Ritmo” (com a banda Jovem Dionísio).
Continua depois da publicidade
Mesmo em meio ao tratamento, Preta fez questão de prestigiar o filho durante a apresentação dos Gilsons no Rock in Rio de 2024, quando dividiram o palco Sunset com Ferrugem. Nas redes sociais, compartilhou os bastidores de sua ida ao festival: mostrou o momento da maquiagem, brincou com os fãs perguntando "Onde será que eu estou indo?" e apareceu cruzando o evento em um carrinho de golfe. “Sim, senhores, eu vim para o Rock in Rio”, declarou em tom bem-humorado.
A luta da mãe contra o câncer teve um profundo impacto sobre Francisco, que mudou radicalmente seus hábitos. Ele emagreceu 35 kg e adotou um novo estilo de vida.
“Ele é um sucesso. Está mega forte, fitness agora. Viu a mãe como exemplo e resolveu se cuidar. Faz boxe, yoga, treina, se alimenta melhor. Está muito nessa vibe de autocuidado. O susto que eu dei fez ele querer se cuidar”, contou Preta, em entrevista à revista Quem, no início deste ano.
Continua depois da publicidade
Ela ainda relembrou que não houve um momento exato para essa virada, mas que Francisco teve um verdadeiro “insight” ao observar a importância da saúde. “Ele é muito jovem, tem 29 anos, e acho que é um grande bem que está fazendo a si mesmo”, destacou.