O Zoológico de Miami já enviou um pedido ao Guinness World Records para que Golias seja reconhecido oficialmente como o pai de primeira viagem mais velho do mundo / Divulgação/Redes Sociais
Continua depois da publicidade
O morador mais longevo do Zoológico de Miami, nos Estados Unidos, acaba de alcançar um feito duplo e histórico. Golias, uma tartaruga-de-Galápagos, celebrou seus impressionantes 135 anos de vida, mas também o nascimento de seu primeiro filho.
O filhote de Golias nasceu em 4 de junho, após 128 dias de incubação, marcando o primeiro nascimento de uma tartaruga-de-Galápagos na história do zoológico.
Continua depois da publicidade
Conheça Mommy, a linda e meiga tartaruga que acaba de ser mãe aos 100 anos
Segundo o registro oficial, Golias nasceu em 15 de junho de 1890, na Ilha de Santa Cruz, no arquipélago de Galápagos. Ele foi transferido para o Zoológico do Bronx, em Nova York, em 1929, e, posteriormente, chegou ao Zoológico de Miami em 1981.
Continua depois da publicidade
Ao longo de mais de quatro décadas na Flórida, Golias cruzou com diversas fêmeas, mas até então nunca havia conseguido gerar descendentes.A mãe do filhote é Sweet Pea, uma fêmea que chegou adulta ao Zoológico de Crandon Park, em Key Biscayne, também na Flórida, em 1960. Estima-se que ela tenha atualmente entre 85 e 100 anos.
Diante da idade avançada do casal, o Zoológico de Miami já enviou um pedido ao Guinness World Records para que Golias seja reconhecido oficialmente como o pai de primeira viagem mais velho do mundo.
Considerando a idade de Sweet Pea, o zoológico também busca o reconhecimento do casal como os pais de primeira viagem mais velhos da história, com uma idade combinada que ultrapassa os 200 anos.
Continua depois da publicidade
Atualmente, Golias e Sweet Pea continuam bem em seu habitat público, mas não convivem com o filhote recém-nascido. Esse comportamento segue o padrão da espécie, visto que, na natureza, as tartarugas-de-Galápagos não cuidam da prole após a eclosão dos ovos.
O filhote, que aparenta estar saudável e ativo, foi retirado da incubadora e agora vive em um recinto separado, recebendo os cuidados necessários nesta fase inicial de vida.