Cotidiano

Conheça 5 sinais iniciais de que você pode estar com câncer de pâncreas

A doença é responsável por cerca de 1% de todos os tipos de câncer diagnosticados e 5% do total de mortes pela doença

Ana Clara Durazzo

Publicado em 19/05/2025 às 17:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os sintomas geralmente não são específicos e podem ser confundidos com outras doenças mais inofensivas / Freepik

Continua depois da publicidade

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, o câncer de pâncreas ocupa a 14ª posição entre os tipos mais frequentes no Brasil. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ele também é responsável por cerca de 1% de todos os tipos de câncer diagnosticados e 5% do total de mortes pela doença.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Sintomas de infarto: Como reconhecer os sinais

• Atenção! Conheça sinais de autismo na fase adulta

A taxa de sobrevivência de 5 anos para câncer de pâncreas é de apenas 10%. Esse número se deve especialmente pelo diagnóstico tardio.

Os sintomas geralmente não são específicos e podem ser confundidos com outras doenças mais inofensivas. O tumor também pode passar despercebido visto que a glândula fica escondida na parte posterior do abdômen.

Continua depois da publicidade

A doença geralmente só é diagnosticada em estágio avançado,o que afeta o prognóstico. Dessa forma, a detecção precoce é crucial. 

Confira também sinais de que você pode estar tendo um infarto.

Confira abaixo quatro sinais de alerta que podem indicar câncer de pâncreas:

Perda de apetite e perda de peso

Perda de peso repentina e não intencional, sem nenhuma mudança na dieta ou hábitos de exercícios, é um sinal alarmante.

Continua depois da publicidade

No câncer de pâncreas, isso geralmente ocorre junto com perda de apetite. Os tumores podem causar alterações químicas no corpo que afetam a sensação de fome.

A perda de peso geralmente progride rapidamente, com os afetados perdendo mais de dez por cento do peso corporal e perdendo tecido muscular e adiposo. Este sintoma também é acompanhado por fraqueza física geral.

Dor abdominal superior

Dor persistente ou crescente na parte superior do abdômen, que geralmente irradia para as costas, é um sintoma inicial típico. Essa dor é causada pelo crescimento do tumor e seus efeitos nos tecidos e nervos circundantes.

Continua depois da publicidade

Os sintomas geralmente pioram após comer ou ao deitar e diminuem ao se inclinar para a frente. Como dores nas costas e abdominais podem ter muitas outras causas, elas geralmente não são imediatamente associadas ao câncer.

O Serviço de Informação sobre Câncer do Centro Alemão de Pesquisa do Câncer (DKFZ) recomenda que você consulte um médico se tiver sintomas pouco claros ou se os sintomas persistirem por um longo período de tempo.

Problemas digestivos e fezes gordurosas 

Alterações na digestão são sintomas comuns do câncer de pâncreas. Isso inclui problemas digestivos, como náuseas, flatulência, constipação ou diarreia. A ocorrência de fezes gordurosas também é possível: como o pâncreas produz enzimas importantes para a digestão, um tumor pode interromper a produção dessas enzimas. As gorduras não digeridas passam para as fezes, resultando em uma consistência oleosa e gordurosa. Fezes gordurosas também podem flutuar na superfície da água e ter um odor forte e desagradável.

Continua depois da publicidade

Icterícia

Amarelecimento da pele e dos olhos, clinicamente conhecido como icterícia, é um importante sinal de alerta. Ocorre quando o tumor bloqueia o ducto biliar e impede o fluxo da bile. O pigmento biliar bilirrubina se acumula no sangue e causa a cor amarela característica.

A icterícia geralmente é acompanhada de urina escura, fezes claras esbranquiçadas e coceira intensa.

Diabetes

O início súbito ou a piora rápida do diabetes mellitus podem ser uma indicação de câncer de pâncreas, especialmente em pessoas sem fatores de risco típicos, como obesidade ou histórico familiar.

Continua depois da publicidade

O tumor prejudica a capacidade do pâncreas de produzir insulina, levando a níveis elevados de açúcar no sangue.

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software