X

Cotidiano

Confraria elege as melhores cachaças do Brasil. Há rótulos de 18 estados

Mil e cem rótulos de todos os estados do País concorreram nesta primeira fase. Foram mais de 43 mil votos

Nilson Regalado

Publicado em 03/12/2017 às 11:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dentre as 249 marcas selecionadas para a segunda fase há cachaças de 17 estados e do Distrito Federal / Divulgação

Aroma da Serra, Arretada, Boazinha, Caboclinha Donzela, Canarinha, Colombina, Cobiçada da Paraíba, Dama da Noite, Fabulosa, Havana, Leblon, Lourinha, Mel de Minas, Nascente Velho Chico, Nega Fulô, Porto Morretes, Princesa Isabel, Prosa Mineira, Paratiana, Salinas, Sapequinha, Seiva da Cana, Seleta, Sanhaçu, Tiziu, Corisco e Volúpia são algumas das 249 cachaças selecionadas pelo voto popular durante a primeira fase do III Ranking Cúpula da Cachaça.

Mil e cem rótulos de todos os estados do País concorreram nesta primeira fase. Foram mais de 43 mil votos. Dentre as 249 marcas selecionadas para a segunda fase há cachaças de 17 estados e do Distrito Federal.

Tradicional produtora desde os tempos do Brasil Colônia, Minas Gerais lidera o ranking, com 77 rótulos escolhidos, seguida de São Paulo, com 37; do Rio de Janeiro, com 32; e da Paraíba, com 21. Rio Grande do Sul e Bahia classificaram 19 cachaças cada um para a segunda fase do concurso.

Agora, um júri formado por pesquisadores, jornalistas, sommeliers, apreciadores e estudiosos, incluindo 13 mulheres, vai provar e selecionar as 50 melhores do Brasil.

Depois, as 50 cachaças selecionadas na segunda etapa irão para degustação às cegas durante dois dias, no final de janeiro. Nessa última fase, os 12 fundadores da Cúpula da Cachaça se reunirão na Cachaçaria Macaúva (Analândia/SP) e analisarão aspectos visuais, olfativos e sensoriais de cada uma delas, estabelecendo pontuações para cada quesito visando a definição do ranking final com as melhores cachaças do Brasil em 2017.

O agro e o Porto I
Os ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores negociam o uso do Porto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, Espanha, para redistribuição de cargas do agro brasileiro em navios menores com destino a portos na África. O segundo encontro nesse sentido aconteceu nesta semana, em Porto Alegre.

O agro e o Porto II
O Governo do Paraná oficializou na terça-feira sua disposição em construir uma ferrovia ligando o Porto de Paranaguá a Dourados, no Mato Grosso do Sul. O projeto foi apresentado durante encontro com empresários, em SP. O trecho tem mil quilômetros e custo estimado em R$ 10 bi.

Produção de peixe em...
O Globefish Highlights, relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), prevê que a produção global de peixes e produtos pesqueiros fechará 2017 com crescimento de 2,3% na comparação com 2016. O documento foi divulgado nesta semana.

...cativeiro crescerá 5% este ano
O crescimento deve-se, principalmente, ao aumento de 5% na produção de peixes, moluscos, crustáceos e algas em cativeiro (aquicultura) em todo o mundo e à recuperação nas capturas de anchoveta pelos barcos pesqueiros na América do Sul após o fim do El Niño.

A tangerina do Brasil
Após 20 anos de pesquisa, o Instituto Agronômico de Campinas acaba de lançar a primeira tangerina 100% brasileira. Batizada de Maria, a fruta causa menor impacto ambiental por reduzir a dependência de agrotóxicos, além de ter menos sementes e coloração intensa.

Celebridade vira-lata
Desde o final de outubro está à venda o calendário 2018 da ong Celebridade Vira-Lata. A renda vai toda para castração de animais carentes. Segundo a entidade, em nove anos foram feitas dez mil castrações. Informações: www.celebridadeviralata.com.br.
Réveillon no campo (sem fogos).

O Instituto Pindorama promete um Réveillon diferente, sem fogos nem álcool, para quem busca saúde física e espiritual. O programa vai de 29 de dezembro a 1º de janeiro e inclui alimentação crudívora, culinária vegana, meditação, yoga, tai chi chuan e danças sagradas. O Pindorama fica em Nova Friburgo, na Serra Fluminense.

Filosofia do campo:
“Não chores porque já terminou, sorria porque aconteceu”, Gabriel García Marquez (1927/2014), jornalista e escritor colombiano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter