Cotidiano

Concurso de redação vai distribuir notebooks aos autores dos melhores textos

Desafio pretende estimular público da Baixada Santista a pensar em caminhos para ampliar a participação do eleitorado nas eleições

Ana Clara Durazzo

Publicado em 01/07/2025 às 11:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A escolha das melhores redações será feita por um júri técnico, composto por comunicadores, professores, empresários, ativistas sociais, pesquisadores e políticos / Freepik

Continua depois da publicidade

“Como motivar o brasileiro a votar”? Se você tem uma boa resposta ou um bom argumento para essa pergunta e gosta de escrever, pode estar prestes a se tornar o vencedor de uma das categorias do Concurso Badra de Redação. E, assim, garantir um moderno notebook para chamar de seu.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Badra Pesquisas é um instituto que se interessa muito pela opinião pública, entendendo que ouvir as pessoas, com atenção, é fundamental para ampliar a qualidade da  democracia brasileira. Nessa direção, o Concurso Badra de Redação pretende estimular as moradoras e moradores da Baixada Santista a pensar em caminhos para ampliar a participação do eleitorado nas eleições.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Alunos de Cubatão podem participar de concurso de redação; saiba como

• Escolas de SP começam a corrigir redação com inteligência artificial

A gente sabe que o voto é só uma parte do processo democrático, mas uma parte decisiva, porque permite a participação de todos os adultos na escolha das pessoas que tomarão as principais decisões públicas do País, decisões que afetam nossa vida em todos os campos. 
 
Apesar disso, em 2018, 30 milhões de eleitores deixaram de votar no primeiro turno das eleições para presidente, governador e representantes parlamentares. Em 2022, esse número aumentou para 32 milhões de ausências. Em outras palavras, a abstenção, que já era grande, passou de 20,3% para 20,9% dos eleitores, ou seja, de cada dez eleitores aptos a votar, pelo menos dois não exerceram seu direito de escolha.

Está claro que muitas pessoas estão insatisfeitas com os candidatos e com os rumos da política, e outras inclusive têm medo de violência durante a votação. São muitos os motivos para esse cenário, que, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, afeta principalmente as pessoas mais pobres e menos escolarizadas, em grande parte jovens. 

Continua depois da publicidade

Mas o que pode ser feito para estimular mais pessoas a exercerem o direito e o dever de votar? Nós queremos conhecer e premiar suas ideias a respeito!

O Concurso

O Concurso Badra de Redação está dividido em três categorias: de 16 a 19 anos; de 20 a 59 anos; e de 60 anos ou mais. Para cada categoria o vencedor levará para casa um notebook completo. Mais do que isso, vai poder indicar uma entidade de assistência social de sua cidade de residência para receber 50 cestas básicas.

O tema da redação é único: “Como motivar o brasileiro a votar”? O envio da redação, no padrão definido no regulamento (para baixar o regulamento é só acessar www.concursobadraderedacao.com.br), já é, na prática, a inscrição.

Continua depois da publicidade

Os textos serão recebidos no período de 1 de julho a 7 de setembro de 2025, na página do concurso na internet ou pelo endereço eletrônico [email protected].

O concurso é voltado apenas aos moradores das cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, no caso Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanháem, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

A escolha das melhores redações será feita por um júri técnico, composto por comunicadores, professores, empresários, ativistas sociais, pesquisadores e políticos, que atribuirão notas para o conteúdo e para a boa escrita. Os vencedores serão conhecidos no dia 1 de outubro e no dia 4 de outubro ocorrerá o evento de premiação. 

Continua depois da publicidade

Os textos dos vencedores e outros selecionados pelo júri técnico serão divulgados pelos veículos de comunicação parceiros da Badra na realização.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software