Cotidiano

Companhias aéreas cancelam temporariamente voos para dois países turísticos

Devido às restrições de segurança e ao fechamento do espaço aéreo, as principais operadoras brasileiras e internacionais anunciaram a suspensão de rotas para destinos turísticos

Fábio Rocha

Publicado em 04/01/2026 às 09:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Malha aérea no Caribe sofre alterações imediatas após escalada de tensão na Venezuela / ImageFX

Continua depois da publicidade

A escalada militar na Venezuela, marcada pelos bombardeios e pela detenção de Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos, provocou um efeito imediato na malha aérea da América do Sul e do Caribe.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Devido às restrições de segurança e ao fechamento do espaço aéreo, as principais operadoras brasileiras e internacionais anunciaram a suspensão de rotas para destinos turísticos vizinhos, como Curaçao e Aruba.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Nicolás Maduro desembarca algemado nos Estados Unidos; veja foto

• AGORA: Presidente Lula condena ataques dos Estados Unidos contra a Venezuela

• Trump afirma ter capturado Maduro em ataque dos Estados Unidos à Venezuela

Impactos nas operações brasileiras

A instabilidade geopolítica forçou ajustes rápidos nos cronogramas. A Latam e a Azul interromperam voos para ilhas caribenhas próximas ao território venezuelano, alegando a necessidade de garantir a integridade de passageiros e tripulantes.

Já a Gol mantém o isolamento total em relação à capital Caracas, seguindo uma diretriz de segurança estabelecida anteriormente.

Continua depois da publicidade

Confira abaixo o posicionamento oficial e as regras de reembolso de cada companhia:

Veja nota da Azul

"A Azul informa que, em razão das restrições no espaço aéreo da Venezuela, precisou cancelar os voos entre Confins-Curaçao, de domingo (4/1) e segunda-feira (5/1), nos dois sentidos.

A Companhia ressalta que os Clientes impactados irão receber toda a assistência prevista na Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de minimizar os impactos aos seus clientes, a Azul está flexibilizando sua política de remarcação. Dessa forma, passagens emitidas para os dias 4 e 5 de janeiro de/para Confins-Curaçao poderão ser remarcadas sem custo, desde que as alterações sejam feitas até os dias 18 e 19 de janeiro. Os clientes também poderão manter os valores em créditos para serem usados na Azul.

A Companhia lamenta eventuais transtornos causados aos clientes e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Azul."

Veja nota da Latam

"Considerando o contexto atual na Venezuela e priorizando a segurança de seus passageiros e tripulação, a Latam Airlines Colômbia e a Latam Airlines Peru cancelaram seus voos para Aruba e Curaçao durante as próximas 48 horas (3 e 4 de janeiro).

Continua depois da publicidade

Os passageiros com voos nas rotas e datas mencionadas poderão solicitar, através da seção “Minhas Viagens” em nosso aplicativo Latam ou em latam.com, uma das seguintes alternativas:

Alterar a data ou o voo na mesma categoria de cabine, sujeito à disponibilidade, sem diferença de tarifa durante um ano a partir da data de emissão do bilhete; ou solicitar o reembolso do bilhete, incluindo assentos, bagagens ou outros serviços opcionais (auxiliares).

Os passageiros afetados estão sendo contatados proativamente através dos dados registrados em suas reservas.

Continua depois da publicidade

Além disso, os passageiros com voos programados nas rotas para Aruba e Curaçao entre 5 e 10 de janeiro de 2026 também terão as mesmas flexibilidades e poderão fazer alterações de data ou solicitar o reembolso em até um ano a partir da emissão do bilhete.

Adicionalmente, a Latam Airlines esclarece que não opera voos de/para a Venezuela.

A Latam Airlines continuará monitorando a situação e informará qualquer novidade por seus canais oficiais."

Continua depois da publicidade

Veja nota da Gol

"A Gol informa que os voos da companhia que teriam como origem ou destino o Aeroporto de Caracas (CCS) seguem suspensos temporariamente conforme decisão comunicada em dezembro de 2025.

Clientes que compraram bilhetes diretamente com a GOL seguem podendo pedir crédito ou reembolso diretamente na Central de Atendimento 0300-115-2121 (Brasil) ou +55 11 3471 2973 (exterior).

Clientes cujos bilhetes foram comprados com milhas podem realizar a gestão de suas reservas diretamente com a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro ou Diamante), e aqueles que adquiriram bilhetes com agências devem procurar a própria agência."

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software