Aprenda o melhor da jardinagem caseira / Pixabay
Continua depois da publicidade
O outono é a época ideal para dar aquela renovada nas árvores, arbustos e algumas flores do jardim. Neste período, as plantas entram em "fase de descanso" e conseguem se recuperar bem da poda. Cortar galhos secos, doentes ou muito próximos ajuda as plantas a ficarem mais fortes, prevenindo doenças e garantindo flores e frutos mais bonitos na primavera.
Árvores frutíferas, como macieiras, pereiras, ameixeiras e cerejeiras-plum, devem ser podadas antes das geadas fortes, normalmente em setembro ou início de outubro.
Continua depois da publicidade
Remova galhos danificados e corte apenas os que crescem para dentro ou para cima, deixando o broto central mais forte. Evite tirar mais de 25% da copa e faça a poda em um dia seco e ensolarado. Para proteger os cortes, você pode passar tinta de jardim ou lacre especial.
Flores perenes também se beneficiam da poda de outono, enquanto plantas como primulas, peônias herbáceas, íris, acônitos, dedaleiras e gerânios podem ser cortadas quase na base quando secas, porque a parte de cima não é necessária para a sobrevivência no inverno.
Continua depois da publicidade
Já as rosas, hostas, phlox e algumas clematites podem receber cortes seletivos para remover galhos velhos ou doentes, ajudando na floração da primavera. Evite podar peônias arbóreas, plantas sempre verdes, trepadeiras e bianuais.
Fazendo a poda corretamente, você ajuda suas plantas a ficarem mais saudáveis, evita desperdício de energia com galhos desnecessários e garante uma primavera mais bonita, com flores e frutos em abundância.