Cotidiano

Como cidade do Litoral virou 'case global' e quer ditar tendências em sustentabilidade

Como exemplo de recuperação, Cubatão integra ODS da ONU, promove projetos sociais, culturais e ambientais e serve de exemplo para o Brasil

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 07/09/2025 às 07:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Além da gestão municipal, Cubatão tem investido em projetos culturais e sociais ligados às ODS / Renan Lousada/DL

Continua depois da publicidade

Cubatão, conhecida por sua recuperação ambiental e transformação social, agora se destaca como referência em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A cidade do Litoral de São Paulo foi pioneira na implementação de políticas públicas alinhadas à agenda global, com resultados que impactam diretamente a vida dos cidadãos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Guará Fest agita Cubatão com um mês de arte, cultura e sustentabilidade

• Cubatão investe em habitação para retirar famílias da Mantiqueira do risco

• Mutirão em Cubatão recolhe mais de uma tonelada de lixo em manguezal

Segundo Sandra Godoy, assessora especial das ODS, “nós fomos agraciados com capacitações da ONU e da Petrobras, que permitiram que servidores e membros da sociedade civil entendessem como aplicar as ODS na prática. É apaixonante ver como uma agenda voltada às pessoas transforma toda a gestão pública”.

Antigo 'Vale da Morte', Cubatão entra para seleta lista de cidades verdes

Continua depois da publicidade

O trabalho começou com a criação de legislação municipal específica em 2021, tornando Cubatão o primeiro município da região a incorporar a agenda 2030 como política pública.

Desde então, foram estabelecidos programas, projetos e indicadores que conectam cada secretaria e ação de governo aos objetivos da ONU, garantindo monitoramento efetivo e resultados mensuráveis.

“Hoje, cada ação tem protocolo ODS. Desde a educação à assistência social, cada secretaria consegue trabalhar dentro dessa agenda, com indicadores oficiais que permitem avaliar resultados concretos”, explica Sandra Godoy.

Continua depois da publicidade

“Isso inclui Compliance, fiscalização e alinhamento às recomendações do Tribunal de Contas. É uma forma de otimizar a administração pública em prol da sociedade”, complementa.

Além da gestão municipal, Cubatão tem investido em projetos culturais e sociais ligados às ODS. O Guará Fest, por exemplo, integra a ODS 19 – arte, cultura e comunicação – e celebra os talentos locais, fortalecendo a identidade cultural e o pertencimento da população.

Confira no canal do Youtube da Câmara Municipal de Cubatão:

Continua depois da publicidade

“Quando a comunidade se apresenta no palco, ela grita ‘eu sou daqui’. É uma dignificação das pessoas e uma forma de engajamento na agenda sustentável”, afirma Sandra.

A cidade também promove capacitação contínua de servidores, escolas e conselhos municipais, garantindo que a sociedade compreenda a importância das pequenas ações que refletem em mudanças reais.

Parcerias com universidades como UFABC e UNICAMP permitem que Cubatão seja objeto de estudo, ampliando o alcance e a visibilidade das iniciativas.

Continua depois da publicidade

Segundo Sandra, “Cubatão é exemplo no Brasil em nível de implementação de ODS. Outras prefeituras estão caminhando, mas nós estamos um passo à frente, integrando planejamento, execução e monitoramento”.

A cidade também planeja premiar, anualmente, as melhores práticas em ODS, incentivando engajamento da população e instituições.

O resultado é uma cidade mais resiliente e consciente, com cidadãos que reconhecem os avanços alcançados. “O objetivo é não deixar ninguém para trás, mostrando que política pública efetiva gera impacto real na vida das pessoas”, conclui Sandra.

Continua depois da publicidade

Cubatão se consolida, assim, como referência em desenvolvimento sustentável, unindo gestão pública eficiente, educação, cultura e engajamento social, e se posiciona como modelo para outras cidades brasileiras e internacionais.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software