X

INIMIGO DO LAR

Como acabar (de vez) com as baratas

Entenda por qual motivo estes insetos invadem a sua casa e veja soluções de eficazes para lares com ou sem a presença de animais domésticos

Joe Silva

Publicado em 30/12/2022 às 14:36

Atualizado em 30/12/2022 às 16:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Soluções simples e de baixo custo podem ser muito eficazes para acabar com as baratas / Jigsawstocker no Freepik

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirma que as baratas não devem ser apenas tratadas como uma visita desagradável e sim como um perigoso transmissor de doenças. Além de causarem incômodo - e medo em muitas pessoas - elas são um risco sério à saúde das pessoas.

Estes insetos são agentes transmissores de doenças causadas por bactérias, como a furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e diarreia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas para combater este inseto é necessário conhecer seus hábitos. Veja abaixo informações importantes sobre este indesejável inimigo:

O que atrai as baratas para seu lar:

  • Gordura em geral;
  • Água (as baratas podem viver muito tempo sem comida, mas não sem água);
  • Migalhas e restos de comida (principalmente pelo chão e pia);
  • Latas de lixo com material acumulado;
  • Umidade e lugares escuros

Uma vez conhecendo o que atrai as baratas fica mais fácil entender as melhores estratégias para combatê-las. Porém, é importante lembrar que a casa possui cães, gatos e outros pets é necessário uma abordagem especial. Confira como agir caso o lar possui animais domésticos ou não.

Como acabar com as baratas - casa com animais domésticos

  • Os pets são tão suscetíveis aos efeitos dos venenos e outras armadilhas industrializadas quanto as próprias baratas, por isso, nessas casas o ideal é usar apenas recursos naturais. Alguns recursos podem ser muito eficazes para afastar estas pestes, como:
  • Folhas de louro: as baratas simplesmente odeiam o cheiro das folhas de louro. Espalhar algumas folhas e galhos em pontos estratégicos como embaixo do fogão e de armários ajuda a evitar que elas se aproximem.
  • Desinfetante com cheiro de lavanda: assim como cheiro de louro é insuportável para as baratas, o cheiro de lavanda também as incomoda. Investir em produtos para limpeza da casa com essa fragrância é uma boa estratégia.
  • Outros cheiros: alguns aromas, como o de alecrim e o de eucalipto, também funcionam como afastadores de baratas. Pode ser interessante investir em óleos essenciais para usar em pontos pelos quais os insetos costumam circular.
  • Arma imediata de água e sabão: quando uma barata aparece e usar o inseticida industrial para matá-la não é possível, a dica, revelada pelo jornal Estadão, é fazer uma solução de água e sabão e colocar em um borrifador para acertar o inseto. Isso porque esta solução obstrui as vias respiratórias da barata e impede que ela respire, fazendo com que o inseto morra em pouco tempo.

Como acabar com as baratas - casa sem animais domésticos

Em casas sem cães, gatos e outros pets a recomendação é investir em armadilhas com solução de prazo estendido. Há dois tipos principais:

  • Armadilhas com isca de espalhamento: neste tipo de armadilha as marcas costumam vender cerca de seis recipientes com um material venenoso em seu interior. Eles podem ser espalhados pela casa em pontos por onde a barata circula. O inseto que entra ali, se contamina com o veneno e leva o composto químico para o ninho, fazendo com que outras baratas também sejam atingidas. Com isso, todo o ninho acaba sendo afetado e isso faz com que a praga seja eliminada por cerca de três meses.
  • Armadilhas de cola: este tipo armadilha também é vendido geralmente em kits com recipientes. Neles há uma composição com cola que atrai a barata para dentro e não a deixa mais sair. 
  • Dedetização: se tudo acima falhar, é hora de considerar uma medida mais extrema. Neste caso, a contratação de uma empresa especializada pode ser a melhor solução para exterminar de vez estes insetos. Porém, é um recurso um pouco mais complexo, uma vez que os moradores da residência, geralmente, precisam sair de casa para a realização do serviço.

Outras dicas importantes

Nenhuma das recomendações acima irá funcionar se a residência não for mantida limpa. Algumas outras recomendações podem ser muito úteis:

  • Usar ralos de piso com sistema de fechamento
  • Usar telas nas janelas
  • Não deixar restos de comida na pia
  • Sempre retirar o lixo das lixeiras
  • Jogar água fervente na pia (para remover a gordura acumulada da tubulação)

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem que fazia 'delivery' de maconha é preso em flagrante em Mongaguá

'Disque Droga' funcionava no bairro Itaguaí e funcionava com divulgação nas redes sociais

Diário Mais

Siga 8 passos para tratar a piscina para evitar casos de dengue

Prática saudável da natação pode ser comprometida se medidas adequadas não forem adotadas para prevenir a proliferação do aedes aegypti

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter