Cotidiano
Lojas de rua devem funcionar até 22h e shoppings até 23h; ticket médio previsto é de R$ 200, impulsionado por 'confras' e compras de fim de ano
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos Praia projeta que as vendas cresçam cerca de 7% neste mês / Gemini AI
Continua depois da publicidade
O fim de ano chega com movimento intenso no comércio e, para atender a demanda de Natal, lojas do Litoral de São Paulo começam a operar com horário ampliado.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos Praia projeta que as vendas cresçam cerca de 7% neste mês, estimuladas pelo Amigo Secreto, pelo pagamento do 13º salário e pela tradição de presentear.
Continua depois da publicidade
A partir de quarta-feira (10), estabelecimentos de rua passam a funcionar até as 22h, medida opcional para comerciantes que desejarem aproveitar o fluxo noturno.
Já os shoppings da região devem ampliar o atendimento até as 23h a partir de quinta-feira (18). Na véspera de Natal, o funcionamento ocorre das 10h às 18h.
Continua depois da publicidade
Veja também: Veja 5 dinâmicas diferentes para fazer um Amigo Secreto divertido este ano
A expectativa é de que o horário estendido absorva principalmente o público que deixa as compras para os últimos dias ou só consegue visitar as lojas após o expediente.
O presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi, afirma que o movimento tende a se intensificar na última semana antes do Natal.
Continua depois da publicidade
• roupas
• calçados
• itens de beleza e perfumaria
• celulares
O ticket médio estimado para este ano é de R$ 200. Mesmo com o impacto da Black Friday, o Natal continua sendo uma das datas mais fortes para o varejo.
Veja também: 70% dos clientes vão usar Black Friday para comprar presentes de Natal no Litoral de SP
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Santos estima fluxo de aproximadamente 3,5 milhões de turistas entre dezembro e fevereiro.
O volume é impulsionado tanto por visitantes de fim de ano quanto por quem chega para férias e embarques de cruzeiros, aumentando o potencial de consumo no comércio local.