X

Cotidiano

Comerciantes da Região estão otimistas para o Dia dos Namorados

Dados são da pesquisa de expectativa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista

Da Reportagem

Publicado em 28/05/2019 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo pesquisa elaborada pelo SincomércioBS, lojistas acreditam em aumento, mas ticket médio deve ser de R$100 / Nair Bueno/DL

O consenso entre os lojistas das nove cidades da região é que o faturamento no Dia dos Namorados crescerá na comparação ao período equivalente de 2018. Mesmo sendo a opinião da maioria (63%), ainda existem aqueles preocupados com os resultados: 30% prevê nível de vendas igual, enquanto 7% acredita em resultado negativo. Esses são os dados da pesquisa de expectativa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (SincomércioBS).

A reação esperançosa entre quem antecipa lucro continua a ser registrada, já que 34% dos entrevistados escolheram a opção "acima de 15%" na pergunta sobre qual seria o valor do aumento. Posteriormente, classifica-se a faixa "5% a 10%, arrecadando 30% dos votos. "Até 5%" e "10% a 15%" receberam, respectivamente, a atenção de 20% e 16%.

O motivo para a diminuição da receita permanece, na visão de muitos (66%), relacionada à crise econômica acontecendo no País. No entanto, houve o registro de outra reclamação: a falta de interesse do público pela comemoração (34%). A alternativa "aumento da concorrência" não foi eleita por ninguém.

Em relação ao tipo de preparação escolhida para potencializar o consumo, a principal ação planejada pelos empreendedores é a decoração especial da vitrine (62%), mas outras ideias, como a oferta de novos produtos (49%) e a divulgação nas mídias digitais (42%), também fazem parte da lista a ser explorada. Promoções e liquidações figuram na colocação com 21% e, em contrapartida, propaganda em rádio, jornal e TV e treinamento de funcionários alcançaram 2% cada. Nessa seção do questionamento, era possível escolher mais de uma resposta.

"Começamos a testemunhar a volta tímida da esperança desses empresários e varejistas", fala o presidente do Sindicato, Omar Abdul Assaf. "Sabemos que o cenário político e econômico do Brasil continua instável, mas, a essa altura, tentamos encontrar vitórias dentro da situação e adaptar as estratégias de venda", complementa.

Pesquisa

A pesquisa foi executada entre os dias 27 de abril e 24 de maio de 2019, com 201 entrevistados (consumidores da região e empresas do segmento, nas nove cidades da Baixada Santista). O levantamento tem caráter quantitativo, utilizando o método de amostra aleatória simples e estratificada.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter