Durante reunião da comissão especial, realizada ontem (2), e que trata sobre o Cartão Servidor, em Cubatão, os comerciantes também criticaram a postura da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic). Segundo eles, o órgão é conivente com a situação, pois teria recebido comissão de R$ 15 mil da Ecopag. O presidente da entidade confirmou ao Diário do Litoral o repasse e disse que o valor pago é referente a uma parceria estabelecida com a empresa desde novembro.
“A parceria existe sim. Todas as nossas empresas de parceria elas dão uma contribuição para associação assim como seus sócios dão a sua contribuição. A Ecopag repassou uma contribuição de novembro para cá. Se dividir isso uma contribuição de dois mil reais (por mês). Dois mil reais não dá nem para pagar a nossa conta de água. O montante foi de R$ 15 mil e corresponde desde novembro”, afirmou Antonio Teixeira Gomes, presidente da Acic.
Segundo Teixeira, a parceria estabelecida com a Ecopag é para dar orientação e suporte aos comerciantes. Outras órgãos, como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), também mantém parceria com a entidade. “O Sindicato do Comércio de Santos já queria dar todo o suporte para o pessoal da Ecopag, e nós falamos não. Esse cartão é administrado pela prefeitura, um projeto que foi aprovado na Câmara. Essa parceria é dar informação ao comerciante”, destacou.
Ainda de acordo com o presidente da Acic, a Ecopag assumiu compromisso de apoiar a entidade. “Eles disseram: quando a gente começar a receber da prefeitura a gente passa uma contribuição como se fosse um associado para ajudar vocês”, disse Teixeira.
O presidente da Acic disse que a acusação de conivência tem cunho político. “Não procede. É um grupo que é de oposição e faz politicagem. Eu não sou candidato a nada. É um grupo que existe, que tem alguns candidatos”, destacou.
Teixeira ressaltou o papel da Acic. “Temos feito várias reuniões e conversado com a Ecopag constantemente. Se a Ecopag falou: Teixeira, a prefeitura vai pagar até o dia 15, dia 16 os comerciantes estão recebendo. Eu sendo representante de uma entidade não posso estar mentindo”.
Prefeitura pretende reprogramar cartão
A Prefeitura de Cubatão informou que pretende que há previsão de reprogramações e novos cronogramas de pagamentos – medidas adotadas para enfrentar a crise financeira que atinge o País e o Município. A Administração Municipal reafirmou que os comerciantes receberão os pagamentos pela Ecopag até o dia 15 deste mês, conforme anunciado em reunião realizada na última terça-feira (31).
Ainda de acordo com a prefeitura, já foram pagos aos comerciantes cerca de R$ 3 milhões, referentes às primeiras compras e o que se encontra em atraso é a segunda fatura do Cartão – um atraso não superior a duas semanas.
Sobre a ausência dos secretários na reunião realizada ontem na Câmara Municipal, a Administração informou que o secretário de Gestão, Marco Cruz, já tinha uma agenda marcada.
