SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Começam obras na Bacia do Catiapoã, em São Vicente

Prefeitura anunciou o início da execução de projetos que vão minimizar impactos causados por alagamentos

Comentar
Compartilhar
08 JUN 2020Por Da Reportagem13h00
Moradores aguardam obra há pelo menos 10 anosFoto: Rodrigo Montaldi/Arquivo Diário do Litoral

A região da Bacia do Catiapoã, em São Vicente, será transformada em um grande canteiro de obras. A partir de segunda-feira (8), operários estarão no local preparando-separa dar início à execução de projetos que vão minimizar os impactos causados por alagamentos em épocas de chuvas fortes e marés altas, que afetam os bairros Catiapoã, Jóquei Clube, Cidade Náutica, Parque São Vicente e áreas próximas.

Dividida em duas frentes de trabalho, uma das empreitadas conta com a Solovia Engenharia e Construções, que teve ordem de serviço assinada na última sexta-feira (5) para realizar obras de drenagem das Bacias do Catiapoã, compreendendo o canal da Avenida Alcides de Araújo e o canal da Sá Catarina de Moraes.O projeto tem investimento de pouco mais de R$ 13,9 milhões, liberados por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

"Com a assinatura da ordem de serviço, a partir de segunda-feira (8), estaremos preparando o local para a instalação do canteiro de obras. Feito isso, os serviços começam imediatamente”, disse o diretor de engenharia da Solovia Engenharia e Construções, Leandro Menquini.

Já a segunda empreitada está a cargo da Starsan Construtora, que executará serviços de reurbanização e recuperação do canalda Avenida Eduardo Souto e de reurbanização e recuperação do canal e recapeamento da Rua Wenceslau Brás. O projeto faz parte do convênio assinado entre a Prefeitura de São Vicente e o Governo do Estado de São Paulo, com investimento de R$ 3.938.822,99.

 

“O conjunto das obras é fundamental para a região da Bacia do Catiapoã. Quando todos os projetos estiverem executados, será possível minimizar significativamente os impactos causados pelas chuvas e pela maré alta nesta região de São Vicente”, comentou Orlando César Magalhães, diretor-técnico da Starsan Construtora.

Para o chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), Christian Nogueira, a população da região da Bacia do Catiapoã já está sendo avisada sobre o início das obras. “Nesta fase de obras, eles terão de conviver com as mudanças no local. Mas tudo isso será passageiro e quando terminar, serão muitos os benefícios”, disse.

O responsável pela Sedup, secretário Armindo Júnior, destacou a importância das obras. “Toda a Cidade será beneficiada com estes projetos, que eram aguardados há algum tempo”, lembrou.

Para a vice-prefeita de São Vicente, Professora Lourdinha, esta é mais uma conquista para os vicentinos. “O trabalho tem sido intenso, desde o início da Administração Municipal e os objetivos alcançados foram garantidos com o esforço de todos. Hoje (sexta-feira), comemoramos mais uma meta cumprida”, lembrou.